CIN

A Chalandra

A Chalandra

Outrora local de encontro dos pescadores de Matosinhos, o restaurante A Chalandra é hoje um espaço de reuniões à mesa entre amigos e familiares. Dotado dos melhores sabores da região, com destaque para o peixe, um dos grandes ex-líbris do concelho, é daqui que sai uma das melhores sopas de peixe de Portugal continental.

O espaço abriu pela primeira vez ao público há cem anos, mas como mercearia, revelou o responsável, Aventino Ribeiro, mais conhecido por Tino. “Chalandra é um barco de pequena dimensão onde eram transportados os pescadores até às grandes embarcações. Também serviam para fazer o cerco para a pesca… e foi um nome escolhido pelos primeiros proprietários, que estavam ligados ao mar”, recordou.

Neste restaurante, servem-se à mesa, maioritariamente, pratos à base de peixe e marisco. Contudo, a ementa é “bastante variada” e existem também opções de carne, com destaque para “um belo rosbife”.

A propósito do grande ex-líbris, Aventino Ribeiro não tem dúvidas. É a sopa de peixe, feita com “uma base de caldo de uma grande variedade de peixes”, que lhe dá”mais textura e uma mistura de sabores relacionados com o mar”, explicou.

Com um serviço personalizado e bastante acolhedor, que proporciona um momento especial a cada cliente, o restaurante A Chalandra possui duas salas. Uma com um “ar mais rústico”, com capacidade para 45 pessoas, que existe desde a abertura, e outra com uma “vertente mais moderna”, criada recentemente, que resultou de um aumento significativo da procura.

No total, o espaço tem capacidade para acolher cerca de 115 pessoas.

Horário de funcionamento:De segunda-feira a domingo das 12h00 às 15h30 e das 19h00 às 23h30

A Chalandra
Avenida Serpa Pinto, Matosinhos
Telefone 22 938 2060

Viva! no Instagram. Siga-nos.