Abre ao público a 23 de agosto e destaca-se na programação do mês do Museu FC Porto. “A Casa de Luanda no Porto”, uma iniciativa da Casa do FC Porto de Luanda em parceria com o Museu FC Porto, vai estar em exposição, na sala multiusos, até outubro, e assinala os 20 anos da inauguração daquela delegação azul e branca em África.
Em comunicado, o FC Porto revela que o caráter “inédito” desta iniciativa pretende, não só sublinhar as afinidades entre o FC Porto e Angola ao longo dos tempos, como vincar, em Portugal a marca empreendedora do povo angolano, percorrendo, também, a memória e o passado de Angola, desde as origens à atualidade, com um olhar para os novos valores culturais e artísticos do país.
Recorde-se que também no Museu, no Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), continua visível, até ao fim do mês de afosto, a exposição “Curiosidade Vertical”. Trata-se de uma seleção de 500 anos de arte decorativa portuguesa e um encontro de autores contemporâneos como Paula Rego, Dominguez Alvarez, Ângelo de Sousa, Fernando Lanhas ou Antoni Tàpies. A curadoria é de Miguel von Hafe Pérez e a entrada, à semelhança da exposição “A Casa de Luanda no Porto”, também é livre.
Fora de portas, Alfândega da Fé salta à vista no mapa, com a exposição temporária “Nesta Casa Mora o Dragão”, a decorrer na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Esta é uma seleção de peças originais da coleção portista e de imagens captadas por repórteres-fotográficos da cidade do Porto, entre outros conteúdos, como uma réplica do troféu da Taça UEFA/Liga Europa, título conquistado pelo FC Porto em 2003 e 2011.