O Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, casa do FC Porto há mais de vinte anos, vai passar a chamar-se Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, em homenagem ao histórico capitão dos dragões.
Como refere o Porto Canal, a proposta apresentada pelo clube foi aprovada esta segunda-feira pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
A mudança de nome será oficialmente assinalada no próximo 14 de outubro, data de nascimento de Jorge Costa, durante uma cerimónia privada que contará com a presença da Direção do FC Porto e do executivo municipal.
Ao serviço dos dragões, Jorge Costa disputou 383 jogos, marcou 25 golos e conquistou 21 títulos, incluindo três troféus internacionais: a Taça UEFA em Sevilha, a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen e a Taça Intercontinental em Yokohama. É, até hoje, o capitão do FC Porto que mais títulos europeus ergueu.
Depois de encerrar a carreira de jogador em 2006, Jorge Costa assumiu a carreira de treinador e, em 2024, regressou ao clube para desempenhar o cargo de diretor do futebol profissional. Faleceu no Olival, a 5 de agosto, enquanto exercia essas funções.
Jorge Costa para muitos, o “Bicho” para outros, é um atleta histórico do FC Porto e da seleção nacional, que fica assim imortalizado no quartel-general do seu clube do coração.