PUB
Recheio 2024 Institucional

A Arte Sai à Rua… Num Camião do Lixo

A Arte Sai à Rua... Num Camião do Lixo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Tom Sawyer, a avó Maia e o Maiato; sacos vivos, uma floresta verde e a metamorfose dos 3R’s. São algumas das personagens e imagens que vão circular nas ruas da cidade da Maia, desenvolvidas pelos alunos da ESAD no âmbito do projeto C-MOBILE: Cultura em Movimento, fruto da parceria com a Maiambiente.

A apresentação pública do projeto acontece na Maia a 8 de abril, pelas 10h30, na Praça de Município e Sala D. Pedro IV dos Paços do Concelho.
No âmbito do projeto C-MOBILE: Cultura em Movimento, promovido pela Maiambiente para a promoção da temática do desenvolvimento sustentável, a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos criou o Atelier Maia – Cidade Sustentável, com vista, refere comunicado, “à conceção de propostas de animação gráfica para quatro camiões de recolha de resíduos urbanos. A ideia foi explorar o suporte como forma de expressão e divulgação artística de jovens criadores”.
Sob o mote Maia – Cidade Sustentável, os alunos Afonso Borges, Diogo Matos, Lourenço Providência, Pedro Fonseca, Rafael Barbosa, Rafael Gonçalves & Chei Krew, com a coordenação do professor Elias Marques, desenvolveram uma série de oito ilustrações de autor, onde enfatizam as vantagens da promoção de um “desenvolvimento sustentável da comunidade e da cidade”.
Os projetos apresentados exploram ideias como uma nova função para os resíduos (Sacos Vivos), a importância do património natural que nos é oferecido de uma forma espontânea (A Ave e as Plantas), a sensibilização dos mais velhos e a repercussão numa vida mais saudável e dinâmica (Avó Maia), a personagem de Mark Twain em aventura pela cidade (Cidade Sawyer), o uso da imagem e da ideia de floresta para tornar a cidade mais verde (Dias Verdes), a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável (Passeio Verde), a exploração da transformação do lixo pela regra dos 3 Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar (Metamorfose).
Este projeto resulta de uma colaboração entre a Maiambiente e a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
Os resultados são apresentados no dia 8 de abril, pelas 10h30, na Praça do Município, com a presença de António Domingos da Silva, vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, e de José Simões, diretor da ESAD, decorrendo na Sala D. Pedro IV dos Paços do Concelho a assinatura do protocolo de colaboração entre a Maiambiente e a ESAD e a entrega dos diplomas aos alunos participantes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil