CM Matosinhos

A acupunctura no tratamento da depressão durante a pandemia

A acupunctura no tratamento da depressão durante a pandemia

Devido ao panorama da atualidade que estamos a viver um período de grandes incertezas e ansiedade, necessitamos de ter mais atenção com a nossa saúde e bem-estar. A Ansiedade e a depressão são estados emocionais que estão associados ao panorama atual da Pandemia e a esta associado a situação económica dela advinda. Todo o panorama atual poderá desencadear reações que afetam a qualidade de vida do indivíduo e irá comprometer a sua saúde emocional e mental, muitas vezes requerem tratamento por causarem prejuízo em sua vida a nível geral, tais como ansiedade, stress, insónia, chegando a estados mais graves como a depressão.

A acupuntura é uma técnica terapêutica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que vem sendo utilizada como complemento para a medicina alopática no tratamento destas patologias. Os resultados são extremamente benéficos no tratamento de sintomas de  stress, insónia, ansiedade e da depressão atenuando os sintomas psicológicos e fisiológicos.

Várias são as técnicas de Medicina Tradicional Chinesa utilizadas no tratamento da ansiedade e da depressão tais como: Acupunctura, moxabustão, auriculoterapia, ventosaterapia, massagem Tui – Na, eletropunctura, Gua-sha e Fitoterapia.

Através da Acupunctura conseguiremos alterar as disfunções e dissipar as patologias que serão avaliadas em consulta. Trataremos o ser humano como um todo, numa visão global avaliando os seus sinais e sintomas, poderemos assim conferir o melhor tratamento para a sua patologia, melhorando o seu estado psíquico e emocional, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida, aumentando a sua auto estima, vitalidade e saúde a nível geral.

O tratamento deverá ser continuado e acompanhado pelo terapeuta que irá indicar um fortalecimento dos 3 pilares necessários a saúde que são: uma boa alimentação, exercício físico biológico e equilíbrio emocional. Todo este tratamento está englobado na Medicina Tradicional Chinesa.

Basicamente o tratamento é feito a nível energético, decorrente do acometimento dos Canais de Energia Principais, visa desbloquear o Qi e o Xue (Sangue), promover a circulação de Qi e Xue e fortalecer os Zang Fu (órgãos e vísceras) (YAMAMURA, 2001).

Não permita que seu estado emocional afete a nível físico, evite chegar a estados extremos de tristeza e isolamento. Procure um terapeuta certificado para acompanhar o seu caso.

Regina Campos
Terapeuta de acupunctura

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.