PUB
CIN - Branco Perfeito

9000 carros retirados por dia com nova linha da Metro do Porto

A futura Linha Rosa, que levará o metro de S. Bento até à Boavista, vai tirar mais de nove mil carros por dia do centro do Porto no primeiro ano de operação em 2022. A análise custo-benefício calcula que mais de metade dos clientes da nova ligação (Linha G), que servirá o Hospital de Santo António, a Galiza e o polo universitário do Campo Alegre, sejam antigos condutores, revela o Jornal de Notícias.

Cerca 58% dos clientes que a nova linha conquistará para a rede do metro serão pessoas que hoje não trocam o automóvel pelos autocarros. Estima-se em 2022 uma transferência de 12 629 pessoas por dia do transporte individual para o metro. Fazendo contas à taxa de ocupação média dos carros na cidade (1,4), haverá 9021 veículos por dia que deixarão de circular nas ruas da Baixa portuense, revela o diário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A análise de custo-benefício, a que o JN teve acesso, alerta para a “importância” de se eliminar rotas concorrenciais de transporte público, quando a Linha G entrar em operação, “por forma a maximizar a ocupação” do metro. No ano cruzeiro em 2026, o metro terá convencido mais de 15 mil condutores a embarcar na Linha Rosa, o que corresponderá a menos 10 747 carros por dia no Porto. Então, as composições transportarão quase 26 mil pessoas/dia. A procura diária estimada da Linha G situa-se entre 20 e 30 mil clientes.

Refira-se que para já, ultimam-se os projetos de execução da Linha Rosa e do prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d”Este, em Gaia. Ambos serão concluídos até ao final deste ano, na expectativa de lançar os concursos públicos para as duas empreitadas (que decorrerão em separado) no início de 2019 e avançar com as obras de construção das linhas no segundo semestre do próximo ano.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem