PUB
Philips S9000

81.ª Volta a Portugal em bicicleta termina com festa nos Aliados

81.ª Volta a Portugal em bicicleta termina com festa nos Aliados

A 10.ª e última etapa da edição de 2019 da Volta a Portugal em bicicleta vai decorrer no dia 11 de agosto, num percurso que começa no Canidelo, atravessa a Avenida da República, em Gaia, antes de cruzar o rio Douro pela Ponte do Infante, passar pela Estação de São Bento e terminar nos Aliados.

A derradeira etapa da prova-rainha do ciclismo foi apresentada segunda-feira na Biblioteca Municipal Almeida Garrett pelo presidente da Câmara do Porto com o seu homólogo gaiense, Eduardo Vítor Rodrigues, o antigo campeão e atual diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, também ele antigo vencedor da Volta a Portugal.

Segundo Joaquim Gomes, a etapa será “uma homenagem ao rio Douro”, revelando ter expectativas “muito elevadas” para o final, depois de uma Volta “muito exigente”, em particular por a cidade acolher uma das candidatas à vitória, a equipa do FC Porto, que triunfou nas últimas três edições.

Há 30 anos, Joaquim Gomes venceu um ‘crono’ entre Matosinhos e o centro da cidade do Portyo para vencer a edição de 1989 da Volta, naquele que disse ser “o momento mais especial” das 18 vezes que correu a prova, refere o Sapo 24.

Desde então, a prova passou várias vezes pela cidade, sendo que Gaia teve ainda finais em 1992 e 1995, além de uma outra etapa em 2002.

“Vamos dar um cenário fantástico para o fim da prova”, disse Rui Moreira, que considera o ciclismo como um desporto “muito democrático” que muitas pessoas “podem ver ao vivo” e sem custos, dizendo esperar “um grande momento para o ciclismo português”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo apontou o autarca portuense, a iniciativa de voltar a trazer a Volta a Portugal aos Aliados enquadra-se na estratégia de “todos os anos variar a oferta desportiva” no Porto, algo que Rui Moreira salientou ter sido reforçado por via da colaboração com Eduardo Vítor Rodrigues, dando como exemplo as competições náuticas ou a Red Bull Air Race.

O presidente de Gaia realçou a “cidade lindíssima” onde a prova termina, depois de passar “pela margem sul do Douro e pelas caves do vinho do Porto”, uma marca “com histórico de pessoas”.

Rui Moreira garantiu que “vamos fazer todos os possíveis para que seja uma final inolvidável” a que, a 11 de agosto próximo, trará a Volta de regresso às margens da foz do Douro.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, também recordou as memórias da última chegada aos Aliados com as cores do Boavista, em 1989, mostrando-se convencido de que “voltaremos a ter o mesmo entusiasmo tantos anos depois”.

A sessão contou ainda com a apresentação do livro “Primórdios do ciclismo em Portugal”, escrita por Filipe d’Orey Marchand para tributo ao seu avô José Diogo de Albuquerque d’Orey, campeão do século XIX.

A 81.ª Volta a Portugal Santander, que decorre de  31 de julho a 11 de agosto, chega ao final com um contrarrelógio entre Canidelo/Santa Marinha/Coimbrões/Avenida da República/Santo Ovídio/Ponte do Infante/Largo de Soares dos Reis/Freixo/Marginal/Túnel da Ribeira/São Bento/Clérigos/Aliados. Serão 19,5 quilómetros com trajetos de diferentes características a terminar pela nona vez frente à Câmara do Porto.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem