PUB
CMPorto

7 atividades culturais grátis no Porto até ao fim do ano

7 atividades culturais grátis no Porto até ao fim do ano

Os próximos meses vão ser pródigos em ofertas do Cultura em Expansão, na cidade do Porto. Além de espetáculos de música, dança e teatro, o programa dá a oportunidade para o público se envolver ativamente em projetos artísticos até ao final desta edição.

De acordo com a Câmara do Porto, Hugo Cruz lidera o primeiro projeto participativo chamado “Temos nós, também, direito à preguiça?”, que acontecerá na Casa do Salgueiros entre os dias 10 e 14 de setembro, das 19h às 22h. 

Este projeto culmina com uma apresentação aberta ao público no dia 15 de setembro, às 17h. A residência artística convida os participantes a refletirem sobre a importância de “parar” no quotidiano, ao explorar a ideia de preguiça e a imaginar novas formas de viver e agir.

O projeto é acessível a qualquer pessoa interessada, sem necessidade de experiência anterior nas artes. A participação é gratuita, mas limitada a 20 pessoas, e é necessário inscrever-se pelo email [email protected].

Em outubro, o parceiro Confederação, em Miragaia, organizará três oficinas no Atelier Miragaia, sob a orientação de Nuno Pino Custódio, que é encenador, dramaturgo e ator.

A primeira oficina, “Construção de Máscara em Papier Maché”, ocorrerá de 4 a 6 de outubro, e baseia-se nas máscaras utilizadas na peça “Uma vez Polichinelo”, apresentada no dia 3 de outubro. A oficina é voltada para atores, encenadores, designers de cena e o público em geral.

Depois disso, será realizada a oficina “Construção de Máscara em Couro”, entre 7 e 10 de outubro. Por fim, a última oficina, “Actor-Criador: em torno de ‘Uma vez Polichinelo'”, acontece de 11 a 13 de outubro, focando-se em dramaturgia, improvisação e criação de personagens.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Todas as oficinas são gratuitas, mas exigem inscrição prévia através do email [email protected], sendo restritas a participantes com 16 anos ou mais.

Em novembro, três artistas transdisciplinares, Aura, Dori Nigro e Xavier de Sousa, conduzirão laboratórios de criação abertos ao público na Casa das Artes do Bonfim, como parte do projeto “Encruzilhada”. Segundo a mesma fonte, este projeto visa explorar contradições, intuição e possibilidades artísticas.

O primeiro laboratório, “Fluxo”, liderado por Xavier de Sousa, acontecerá de 18 a 20 de novembro, das 18h às 20h, e abordará a adaptação estrutural, cultural e linguística de comunidades migrantes.

De 21 a 23 de novembro, no mesmo horário, Aura facilitará o laboratório “Sexo e Morte: entre exercícios libidinais e liminares”, que combina leitura, escrita criativa e movimento para refletir sobre identidade.

O último laboratório, “Pedagogias de Resistência”, conduzido por Dori Nigro de 25 a 27 de novembro, também das 18h às 20h, promoverá um diálogo sobre práticas de resistência e emancipação, explorando caminhos críticos de cura.

Esses laboratórios são destinados a maiores de 16 anos. Mais informações podem ser encontradas no site do Cultura em Expansão.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3