Em abril, a memória traça a ligação entre as duas sessões do ciclo de abril do Há Filmes na Baixa!. A 18 de abril será exibido “Olhares, Lugares”, de Agnès Varda e JR, e a 19, “O Canto do Ossobó”, de Silas Tiny. Tudo às 22h, sempre no Cinema Passos Manuel, na baixa do Porto.
É através das suas memórias que Silas Tiny regressa à terra natal, São Tomé e Príncipe, para “recolher vestígios e testemunhos da época colonial portuguesa. Ali, milhares de pessoas foram marcadas pelo trabalho forçado em roças de produção de cacau, nomeadamente em duas das maiores: Rio do Ouro e Água-Izé. O documentário estreou mundialmente em outubro passado, na Competição Portuguesa do festival Doclisboa”, revela nota enviada às redações
Em “Olhares, Lugares”, a última longa-metragem de Agnès Varda, a icónica realizadora francesa junta-se ao famoso artista mural JR numa espécie de road-movie por várias localidades em França. “Com uma carrinha-câmara Agnès Varda e JR pousam aqui e ali, tirando retratos em formatos gigantes dos habitantes locais e colocando-os em murais. Uma reflexão sobre a fotografia, e claro, o cinema, como produtores de memórias, com uma aproximação descontraída e, por vezes, cómica, mas nunca leviana”, pode ler-se na nota.
Refira-se que cabe ao professor universitário e artista João Sousa Cardoso a apresentação da sessão.
Ciclo de abril
22h, Cinema Passos Manuel
18 de abril
Olhares, Lugares, de Agnès Varda + JR
2017, FR, 93′, M12
Apresentação de João Sousa Cardoso
19 de abril
O Canto do Ossobó, de Silas Tiny
2017, PT, 99’, M12