
Recentemente, o Jornal de Negócios avançou que irá ser criado um novo edifício de escritórios “disruptivo”, na cidade do Porto. Neste caso, bem perto da estação de Francos, da Metro do Porto, na zona da Rua da Travagem.
Diz-nos o mesmo órgão de comunicação que o espaço em questão vai ter mais de 18.000 metros quadrados de área bruta para construção. Dentro do edifício, haverá espaços de coworking, escritórios, zonas de restauração e bem-estar, assim como zonas de lazer.
Nesta fase, já sabemos quando é que as obras irão começar. De acordo com uma fonte oficial da MAP Real Estate, em declarações ao Negócios, o “início da construção [está] previsto para o segundo trimestre de 2026”
A mesma fonte, cujo nome não foi identificado, acrescenta que “de momento o projeto encontra-se na fase de licenciamento, com a OpenBook a desenvolver o projeto de arquitetura a ser submetido para aprovação da Câmara do Porto”.
Em termos de investimento, sabemos que este ronda os 60 milhões de euros e é liderado pela promotora Osborne+Co. Quem também falou sobre o tema foi o Co-CEO do Map Group, José Rui Meneses e Castro.
O próprio referiu: “apoiamos a promoção imobiliária não só com capital, mas com conhecimento técnico e estratégico que permite validar os pressupostos dos projetos desde o primeiro momento”.
O executivo da Map Group refere ainda que “ao investir lado a lado, ajudamos a mitigar riscos, acelerar decisões e criar as condições certas para transformar boas ideias em ativos com valor real no mercado. A nossa estreia no Francos Workplace é um exemplo paradigmático do valor que queremos acrescentar ao mercado”.
O grupo em questão já ergueu empreendimentos como os Jardins Altear (Lisboa) e o Carmo Convent Hotel (Évora).