
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), está a ser construído um novo hospital em Santo Tirso, por parte do grupo Trofa Saúde. Estima-se que este vá ser aberto já no 1º trimestre de 2026, no centro da cidade em questão.
Como explica o mesmo meio noticioso, Santo Tirso apenas apresenta um hospital (público) neste momento, mas cuja gestão poderá ficar ao encargo da Misericórdia. A situação tem gerado alguma polémica, conforme relata o JN.
Feitas as contas, é possível observar que, apenas na Área Metropolitana do Porto (AMP), há um total de 25 hospitais privados, face a 20 hospitais públicos. Quem se pronunciou sobre a nova abertura em Santo Tirso foi o CEO do grupo.
Nas palavras de Bruno Gomes, “a escolha de Santo Tirso integra-se na estratégia de crescimento sustentado da rede, assente numa leitura atenta das dinâmicas locais e das carências em saúde da população. A clínica [anunciada num cartaz junto à obra como hospital] seguirá um modelo centrado na acessibilidade, na excelência clínica e na humanização do atendimento”. O espaço em Santo Tirso deverá ficar à beira do Arco Retail Park.
Dois novos hospitais também irão nascer na Maia, um em Penafiel e um em Vila do Conde
No entanto, vale a pena mencionar que não é só em Santo Tirso que irá nascer um novo hospital. Ao que tudo indica, também na Maia, vai ser erguido um novo hospital do grupo Trofa Saúde, já em outubro de 2026.
Este ficará numa zona central da Maia, entre as avenidas de Dom Mendo e António Bragança Fernandes. Em terras maiatas, o grupo Lusíadas também irá construir uma nova unidade, que ficará sediada no shopping Mira Maia.
Este último hospital vai ser aberto ainda em 2025, escreve o JN. Para além de tudo o que já foi referido, prevê-se ainda uma abertura de um novo hospital em Penafiel e outro em Vila do Conde, ambos pertencentes ao grupo Trofa Saúde.