
Há nomes no futebol que dispensam qualquer tipo de apresentação, seja pelo sucesso que tiveram/têm ou pelos emblemas que representam/representaram. A questão é que, numa fase inicial, alguns deles passaram pelo futebol português e, possivelmente, nem reparamos.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer alguns jogadores ou ex-jogadores de topo mundial, que já jogaram em clubes do Norte.
1. Diego Costa (FC Penafiel)
Diego Costa tem 36 anos e brilhou em grandes clubes do futebol mundial, como o Chelsea FC ou o Atlético de Madrid. Em 2013/14, chegou a apontar 36 golos ao serviço dos “colchoneros”, mas nem sempre foi assim.
Na época 2006/07, Diego Costa foi contratado pelo SC Braga. Pela equipa minhota, o avançado hispano-brasileiro fez 9 jogos e 1 golo. Antes disso, esteve ainda no FC Penafiel, por empréstimo do clube bracarense, onde rubricou 5 golos e 14 partidas.
No vídeo em baixo, a partir dos 1:10 minutos, é possível ver uma entrevista de Diego Costa, durante um treino do emblema penafidelense.
2. Ederson Moraes (Rio Ave)
Ederson Moraes é um nome também muito popular no futebol mundial. É jogador do Manchester City de Pep Guardiola e já ganhou várias vezes a Premier League, tendo ganho ainda a Liga dos Campeões, em 2023, frente ao Inter.
Antes de chegar à ribalta do futebol mundial, Ederson Moraes defendeu as redes do Rio Ave FC, onde jogou entre as épocas 2012/13 e 2013/15.
3. Jan Oblak (Rio Ave)
No vídeo em cima, conseguimos ver aquela que, provavelmente, é a substituição mais emblemática de sempre de guarda-redes, no futebol português. Após expulsão, vemos Ederson Moraes a entrar para o lugar de Jan Oblak.
Recorde-se que Oblak chegou também a jogar no Rio Ave FC, na época de 2012/13. Antes disso, passou ainda por clubes como o Beira-Mar, o Olhanense e o Leiria, saindo de Vila do Conde rumo ao Benfica.
4. Raphinha (Vitória SC)
Outro craque da atualidade é Raphinha, que é uma das principais estrelas do FC Barcelona. Este ano, apontou 34 golos e 23 assistências, naquela que, até à data, foi a sua melhor época enquanto jogador de futebol profissional.
É já o 3º ano com o emblema catalão ao peito, mas foi em 2015/16 que se iniciou no futebol europeu. À data, era jogador do Vitória SC, onde permaneceu durante 3 épocas. Em Portugal, ainda jogou no Sporting CP.
5. Thiago Silva (FC Porto)
Por fim, importa mencionar ainda o nome de Thiago Silva, defesa-central brasileiro de 40 anos, que também jogou em Portugal, ao serviço do FC Porto B. Em 2005, o jogador ainda fez 14 jogos com o emblema portista.
Não conseguiu assumir particular protagonismo nos dragões, mas acabou por vingar em clubes como o AC Milan, o PSG e o Chelsea. Foi também uma grande referência na defesa da seleção brasileira.