Até ao final do ano, a Polícia Municipal do Porto deverá receber mais 45 agentes da PSP, estando prevista para 2016 a transferência de mais quatro dezenas de efetivos. A notícia foi avançada pelo vereador da Fiscalização da autarquia portuense, Manuel Sampaio Pimentel, que assegurou, durante a reunião camarária pública de ontem, ter recebido essa garantia do Governo.
“Temos um documento formal do Governo que indica que a Polícia Municipal (PM) do Porto vai ser reforçada, ainda este ano, com 45 elementos da PSP. Foi deixada ainda a garantia verbal de que, em 2016, a PM receberá mais 40 agentes”, sublinhou. Para o responsável, o reforço do policiamento vai ser importante também por causa das feiras da Vandoma e dos Passarinhos, cujos novos regulamentos foram aprovados esta terça-feira na reunião camarária para entrarem em vigor em janeiro de 2016. A autarquia aprovou, com o voto contra da CDU, os novos regulamentos dos certames, que alteram a localização da Vandoma para a avenida 25 de Abril, em Campanhã, e da feira do Passarinhos para o Passeio das Fontainhas.
A Câmara do Porto afirma ter ponderado os “diferentes interesses, tanto dos feirantes como dos moradores”, que “se mostram afetados pelo ruído provocado e pelas ocupações abusivas do espaço público”.