PUB
sANTANDER

400 hectares de vinha, pomares e hortas no Douro afetados pelo mau tempo

400 hectares de vinha, pomares e hortas no Douro afetados pelo mau tempo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O granizo e a chuva forte da semana passada geraram prejuízos em mais de 400 hectares de vinha, pomares e hortas do Douro.

De acordo com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), a intempérie afetou sobretudo os concelhos de Alijó, Murça e Sabrosa, no Douro norte, e as restantes plantações no Douro sul, em concelhos como Moimenta da Beira, Armamar, Sernancelhe e Tarouca.
“Temos vinhas com perdas de 80%, só que foram em zonas localizadas, por exemplo em um hectare ou meio hectare”, frisou o diretor regional, Manuel Cardoso, acrescentando que “muitos dos agricultores afetados aderiram aos seguros coletivos”. “Não estamos perante as situações totalmente dramáticas que aconteceram há uns anos em que não havia um seguro”, sustentou. Ainda assim, agricultores e autarcas já reclamaram apoios do Governo para colmatar os prejuízos.
De acordo com a Câmara Municipal de Murça, presidida pelo socialista José Maria Costa, só em vinho, a intempérie terá provocado um prejuízo de meio milhão de euros no concelho. Além disso, acrescentou estragos em “todas as restantes culturas agrícolas, muros de suporte e caminhos agrícolas, ficando com largos quilómetros totalmente intransitáveis”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3