A ARC Homes, empresa especializada na recuperação de edifícios históricos e no desenvolvimento de residências de luxo, começou há 10 anos em Barcelona e escolheu o Porto como o seu primeiro destino de expansão internacional.
O projeto de estreia da empresa fora de Espanha, batizado de “Porto by ARC Homes”, está em fase de construção na zona da Prelada e representa um investimento total de 40 milhões de euros.
Prevê-se que este complexo habitacional, com 142 apartamentos de T1 a T3, seja concluído na segunda metade de 2025, com preços a partir de 240 mil euros para os apartamentos T1, que terão entre 59 e 69 metros quadrados.
Segundo o Jornal de Negócios, os imóveis, todos com valores abaixo dos 600 mil euros, estarão abrangidos pela legislação que isenta os compradores jovens até aos 35 anos de pagarem IMT e imposto de selo na compra de habitação própria até 316.722 euros, com isenção parcial para compras até 633.453 euros. Isto torna o projeto particularmente vantajoso para jovens à procura de uma primeira habitação, segundo a ARC Homes.
Mariana Arrochella Lobo, CEO da ARC Homes Portugal, sublinhou que este projeto oferece uma oportunidade relevante no contexto atual do mercado imobiliário, especialmente para os jovens compradores. A empresa já está a explorar outras oportunidades na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente em Vila Nova de Gaia, e está a considerar outras localizações estratégicas para expandir a sua operação.
Para além do empreendimento na Prelada, a ARC Homes Portugal está em fase de aquisição de dois terrenos adicionais, um deles na Foz e outro na mesma zona da Prelada, o que irá implicar um investimento adicional de 45 milhões de euros, reforçando o compromisso da empresa com a cidade.
Nos próximos seis anos, a ARC Homes pretende continuar a sua expansão no Norte do país, com a aquisição de novos terrenos e o desenvolvimento de projetos que respondam à crescente procura por habitação de qualidade e contribuam para a revitalização urbana.