
Está a chegar o fim de semana e tudo indica que o sol não irá faltar. Como tal, com a primavera à espreita, pode ser o pretexto ideal para dar uma boa volta de bicicleta. Neste artigo, damos-lhe a conhecer alguns sítios para o fazer, nos arredores do Porto.
1. Passadiços de Rio Tinto até ao Freixo

Bem próximo do acesso ao centro comercial Parque Nascente, iniciam-se os passadiços que ligam Rio Tinto à zona do Freixo. De um ponto até ao outro, vão aproximadamente 5,5 quilómetros num percurso com paisagens apelativas.
Desde uma pequena queda de água logo no início do percurso, em Rio Tinto, passando por zonas verdes com bancos para descansar a meio do caminho, tem ainda alguns bebedouros que o permitem hidratar-se, no caso de ser preciso.
No decorrer do passeio, passará ainda por pontes de madeira, poderá ver algumas hortas caseiras e até mesmo patos no rio.
2. Marginal de Matosinhos

Outro sítio ideal para fazer um bom passeio de bicicleta é a Marginal de Matosinhos. Principalmente em dias de calor, pela proximidade à praia, é um dos sítios mais concorridos, onde vemos muitos ciclistas.
Pela sua localização, fica sempre em aberto um mergulho no mar, nas alturas em que o calor mais aperta. A partir da marginal de Matosinhos, poderá sempre pedalar até à Foz, por exemplo.
3. Parque da Cidade do Porto

O Parque da Cidade do Porto também é um local de referência, para quem gosta de dar um bom passeio de bicicleta ao ar livre. Tem 83 hectares e, tal como refere a Time Out, é o maior parque urbano do país.
Dentro do parque, há vários caminhos destinados a ciclistas, com percursos a rondar os 10 quilómetros. O parque encontra-se munido de setas, que o ajudam a ter uma referência de localização.
4. Ciclovia da Praia da Aguda

Em Vila Nova de Gaia, na zona da Praia da Aguda, também tem uma via própria para ciclistas, onde pode andar de bicicleta, bem perto do mar. A via proporciona acesso à Lota e à Estação Litoral da Aguda.
Ainda em Gaia, uma recomendação deixada pela TimeOut é andar pelo passadiço de madeira na marginal que liga Gaia a Espinho. Tem cerca de 15 quilómetros e pode ser uma boa ideia, para quem gosta de andar de bicicleta com a paisagem marítima por perto.