De acordo com o Jornal de Notícias (JN), as lojas Andante da Trindade, Casa da Música, Hospital de São João e Campanhã vão estar abertas até às 23h desta terça-feira, dia 1 de outubro.
Ao que tudo indica, a medida em questão teve como objetivo mitigar alguns problemas que se verificaram este terça-feira, derivados de uma sobrecarga do sistema. Na prática, este fez com que muitos passageiros não conseguissem carregar o seu andante ou passe.
Até quando se vai praticar este horário?
Nesta fase, consta que este alargamento de horário até às 23h vai ser algo de um dia só. Como explicam os Transportes Intermodais do Porto (TIP), não houve qualquer tipo de ataque cibernético ao sistema.
Antes pelo contrário, registaram-se “alguns constrangimentos em canais de venda Andante, designadamente, Payshop, SIBS e Topup da App Anda”. Os TIP acrescentam ainda que os incómodos verificados “tiveram origem numa sobrecarga do sistema que suporta a venda remota em alguns canais de vendas, motivado pela elevada simultaneidade de pedidos”.
A boa notícia é que, segundo os TIP, em declarações ao JN, uma grande parte destes sistemas já se encontra em funcionamento normal. À partida, as 4 lojas referidas vão estar abertas até às 23h, apenas esta terça-feira, mas havendo uma manutenção do problema, é de prever que a medida se possa aplicar por mais dias.
Sobre o assunto, o TIP informa também que tudo o que são bilheteiras dentro das estações da Metro do Porto e da CP “estiveram sempre em atividade plena sem registo de qualquer ocorrência”.
Já na capital portuguesa, a situação foi um pouco diferente. À luz do que refere a mesma fonte, em Lisboa, os passageiros ficaram sem conseguir carregar os títulos pelo telemóvel, por causa de um ataque informático.