As matinés de cinema estão de volta ao Batalha, com exibições todos os domingos, às 11h15, até ao final de outubro. O ciclo inclui filmes de realizadores de renome como Orson Welles, Luis Buñuel, Jean Renoir, e uma produção colaborativa de diversos mestres do cinema.
No dia 8 de setembro, será exibido o filme “Les plus belles escroqueries du monde” (1964), composto por cinco curtas-metragens, cada uma baseada em fraudes verídicas ocorridas em várias partes do mundo.
Entre os realizadores que participam neste projeto conjunto estão Hiromichi Horikawa, Roman Polanski, Ugo Gregoretti, Claude Chabrol, e Jean-Luc Godard, que exploram fraudes em locais como o Japão, Amesterdão, Nápoles, Marraquexe e Paris.
No dia 22 de setembro, “F for Fake” (1973), de Orson Welles, será o destaque. Este filme-documentário investiga a linha entre verdade e mentira, centrando-se nas histórias de Elmyr de Hory, um famoso falsificador de arte, e Clifford Irving, que fingiu ser o biógrafo de Howard Hughes. Com a participação de Welles como narrador, o filme adiciona camadas de mistério e ilusão à narrativa.
A 6 de outubro, será exibido “Ensayo de un crimen” (1955), de Luis Buñuel. A história segue Archibaldo de la Cruz, um homem convencido de que é responsável pela morte de várias mulheres, o que resulta numa trama envolvente e repleta de humor mordaz, uma marca distintiva de Buñuel.
Finalmente, no dia 27 de outubro, o público poderá ver “French Cancan” (1955), de Jean Renoir. Este filme retrata o nascimento do icónico Moulin Rouge, com Jean Gabin no papel principal e uma breve participação de Edith Piaf, levando o público numa viagem aos cabarés e à vida social parisiense do século XIX.
Este ciclo de matinés no Batalha promete uma experiência diversificada, com uma seleção de obras cinematográficas que atravessam diferentes géneros e abordagens artísticas.