PUB
Junta da Galiza

4 filmes icónicos que vão ser exibidos aos domingos de manhã no Batalha

4 filmes icónicos que vão ser exibidos aos domingos de manhã no Batalha

As matinés de cinema estão de volta ao Batalha, com exibições todos os domingos, às 11h15, até ao final de outubro. O ciclo inclui filmes de realizadores de renome como Orson Welles, Luis Buñuel, Jean Renoir, e uma produção colaborativa de diversos mestres do cinema.

No dia 8 de setembro, será exibido o filme “Les plus belles escroqueries du monde” (1964), composto por cinco curtas-metragens, cada uma baseada em fraudes verídicas ocorridas em várias partes do mundo.

Entre os realizadores que participam neste projeto conjunto estão Hiromichi Horikawa, Roman Polanski, Ugo Gregoretti, Claude Chabrol, e Jean-Luc Godard, que exploram fraudes em locais como o Japão, Amesterdão, Nápoles, Marraquexe e Paris.

No dia 22 de setembro, “F for Fake” (1973), de Orson Welles, será o destaque. Este filme-documentário investiga a linha entre verdade e mentira, centrando-se nas histórias de Elmyr de Hory, um famoso falsificador de arte, e Clifford Irving, que fingiu ser o biógrafo de Howard Hughes. Com a participação de Welles como narrador, o filme adiciona camadas de mistério e ilusão à narrativa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A 6 de outubro, será exibido “Ensayo de un crimen” (1955), de Luis Buñuel. A história segue Archibaldo de la Cruz, um homem convencido de que é responsável pela morte de várias mulheres, o que resulta numa trama envolvente e repleta de humor mordaz, uma marca distintiva de Buñuel.

Finalmente, no dia 27 de outubro, o público poderá ver “French Cancan” (1955), de Jean Renoir. Este filme retrata o nascimento do icónico Moulin Rouge, com Jean Gabin no papel principal e uma breve participação de Edith Piaf, levando o público numa viagem aos cabarés e à vida social parisiense do século XIX.

Este ciclo de matinés no Batalha promete uma experiência diversificada, com uma seleção de obras cinematográficas que atravessam diferentes géneros e abordagens artísticas.

Fotografia: DR Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2