PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

4 curiosidades sobre o Natal que se calhar nunca tinha ouvido falar

4 curiosidades sobre o Natal que se calhar nunca tinha ouvido falar

O mês de dezembro está a chegar e isso quer dizer que vem aí a altura do Natal: para muitos, um dos momentos mais antecipados do ano. Assim sendo, damos-lhe a conhecer algumas curiosidades sobre esta quadra festiva que, se calhar, não conhecia.

As curiosidades em questão baseiam-se nas sugestões dadas pelo National Geographic (NG).

1. O significado da palavra “Christmas” (tradução de “Natal”)

“Christmas” significa “Natal em inglês e é uma palavra que, nos próximos dias, deverá ver espalhada por vários sítios. Assim sendo, damos-lhe a conhecer a sua origem enquanto palavra.

Segundo a fonte referida, o termo tem origem na junção das duas palavras “Cristes Maesse”, ou seja, “Missa de Cristo”. A título de curiosidade, é possível que também já tenha visto a expressão “Xmas”.

Não se trata de uma abreviatura, mas sim de uma ligação da letra “X” a Cristo. “Diz-se que o ‘X’ representa a letra grega ‘Chi’ – a primeira letra da palavra grega para Cristo, Χριστός (pronuncia-se ‘ Christos’ )” – escreve o NG. 

2. A origem da Árvore de Natal

Um dos principais símbolos do Natal é, naturalmente, a árvore que, em muitas casas, serve de decoração. Ao que consta, estas começaram a ficar populares na Grã-Bretanha vitoriana. Contudo, foi na Alemanha que terão sido vistas pela primeira vez.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tal terá acontecido no século XVI, numa época onde as pessoas decoravam os pinheiros com frutas e nozes, por exemplo. Ainda assim, coloca-se a possibilidade, entre os historiadores, de que as origens desta tradição tenham origem nos romanos ou egípcios.

3. Pai Natal ou Menino Jesus?

Muito provavelmente, este facto já não é tão surpreendente, principalmente para um público adulto. Ainda assim, para os mais novos, poderá eventualmente surpreender o facto de saber que o Pai Natal não é um fenómeno popular assim tão antigo.

Até aos anos 80, época em que o Pai Natal começou a ganhar maior importância em Portugal, muito por causa da Coca-Cola, as cartas eram dirigidas ao “Menino Jesus”. Uma das tradições principais dizia que era preciso pôr o “sapatinho” na chaminé e esperar que o Menino Jesus trouxesse o que as crianças queriam receber.

YouTube player

4. Natal chegou a ser ilegal em Inglaterra

De acordo com o National Geographic, a Inglaterra chegou a ilegalizar o Natal. Tal terá acontecido no século XVII, mais concretamente a partir de 1644. Na altura, não só o país como as colónias inglesas na América ficaram proibidas de celebrar o Natal.

Ao que tudo indica, teve a ver com o facto do governo considerar que o verdadeiro significado do Natal tinha sido esquecido. O Natal permaneceu ilegal durante 20 anos, em Inglaterra.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2