Santander Escolhas 1

37 espetáculos para celebrar os 30 anos de Festival Internacional de Marionetas

37 espetáculos para celebrar os 30 anos de Festival Internacional de Marionetas

A edição de 2019 do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) – a 30ª – vai decorrer de 11 a 19 de outubro, em vários espaços da cidade, num total de 37 apresentações, entre as quais quatro espetáculos internacionais.

“São seis países presentes: Bélgica, França, Canadá e Alemanha e a Inglaterra, além de Portugal. 16 espetáculos, um deles é um concerto, num conjunto de 37 apresentações, dois ‘WIP – Work In Progress’, uma criação própria em parceria com o Balleteatro, que também faz este ano 30 anos”, revelou o diretor artístico do FIMP, Igor Gandra, na apresentação do festival.

Os palcos do FIMP’19 vão ser o Mosteiro São Bento da Vitória, Teatro do Campo Alegre, Rivoli, Teatro Carlos Alberto, Palácio do Bolhão, Teatro Helena Sá e Costa, espaço Mira, Teatro de Ferro e Teatro de Belomonte.

O programa desta edição “é percorrido por uma série de problemáticas que respiram o ‘ar dos tempos’ em que as grandes questões coletivas da humanidade e do planeta acabam sempre por produzir um efeito na construção da subjetividade, quer sejamos mais ou menos atentos ou preocupados”, lê-se na página oficial do evento. Mas “A marioneta, a matéria animada (nas suas múltiplas possibilidades e desdobramentos), como sempre é boa conselheira, com a sua leveza e a sua irreverência, tranquiliza os mais inquietos e inquieta os mais comodistas – afinal de contas, tem a autoridade moral de um objeto num mundo de objetos. No meio de tudo isto ainda conseguimos sorrir, até mesmo dar uma boa gargalhada”.

O diretor artístico do festival destacou o espetáculo “Happy Birthday 30 + 30”, uma coprodução do FIMP com o Balleteatro, da autoria de Paulo Duarte, bem como a estreia nacional da obra “Alecrim vs Manjerona”, da autoria da Jangada Teatro, que está em cena entre 17 e 20 de outubro no Mosteiro São Bento da Vitória, e o espetáculo “Don’t we deserve grand human projects that give us meaning?”, de Robbert&Frank Frank&Robbert/Campo, nos dias 18 e 19 de outubro no auditório do Teatro do Campo Alegre.

Este ano vai ser também lançada a quarta edição da bolsa Isabel Alves Costa, uma parceria com o Teatro Municipal do Porto e com as Comédias do Minho.

O orçamento do FIMP para este ano ronda os 140 mil euros, 45 mil euros dos quais comparticipados pelo Teatro Municipal do Porto e 70 mil euros pela Câmara Municipal do Porto (além do Teatro Nacional de São João e várias outras entidades da cidade).

Clique aqui para consultar o programa completo.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal