PUB
Pingo Doce2 até 30/01

350 milhões: o maior Parque Eólico do país vai “nascer” no Norte

350 milhões: o maior Parque Eólico do país vai

Já em 2025, vai arrancar a construção de um novo parque eólico, entre os distritos de Vila Real e Braga. Os trabalhos vão ser avançados pela Iberdrola, neste novo parque com 38 aerogeradores, depois de ter sido obtido o aval da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

De acordo com a própria empresa, é de esperar que este seja “o maior” parque do género em Portugal. Ao todo, representa um investimento a rondar os 350 milhões de euros e, segundo o Porto Canal, vai associar as potencialidades de energia eólica e hídrica.

“Demos um importante passo para iniciar a construção do maior parque eólico e o primeiro projeto de hibridização a combinar energia eólica e hídrica em Portugal” – refere, em comunicado, a diretora-geral da Iberdrola Renováveis Portugal.

Nas palavras de Alejandra Reyna, “este projeto é mais uma evidência da aposta da Iberdrola na promoção da transição energética em Portugal, onde conta já com um investimento em energias renováveis de mais de dois mil milhões de euros ao longo dos últimos 20 anos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na prática, o projeto em questão é constituído pelos parques Eólicos Tâmega Norte e Tâmega Sul. Os dois juntos fazem o Complexo Eólico do Tâmega, sendo que os seus aerogeradores são de “última geração”.

Quanto à sua abrangência, o complexo irá passar por Ribeira de Pena, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), e Cabeceiras de Basto (Braga). Recorde-se que, numa fase inicial, estaria definida a existência de 60 aerogeradores, no entanto o número foi ajustado para os 38.

A potência instalada no parque será de 274 MW com potencial de produção de 601 GWh todos os anos. Feitas as contas, é aproximadamente o consumo energético de 128.000 casas. A empresa responsável explica ainda que a energia eólica fomenta uma energia limpa e com “custos reduzidos para o sistema elétrico português”, graças a uma maximização da energia verde. 

É expectável que o projeto vá dar origem a cerca de 700 novas vagas de emprego, entre as diferentes áreas necessárias ao projeto. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce2 até 30/01