Após um intervalo de um mês, o Cultura em Expansão vai retomar as suas atividades em diversos pontos da cidade do Porto. Ao todo, oferece mais de 30 eventos gratuitos, além de oficinas e iniciativas com participação aberta ao público.
A última etapa da edição de 2024, que celebra os 10 anos do projeto municipal, começa no dia 7 de setembro, na Quinta de São Romão, às 17h.
O primeiro evento desta fase é um espetáculo especial criado por Daniela Castro Leite e o Rancho Folclórico de Paranhos, dentro do projeto “Enxerto”. Este projeto, dirigido pela cooperativa cultural Frenesim, reuniu três grupos artísticos da cidade com três artistas contemporâneos ao longo do ano (via Câmara do Porto).
De seguida, o público pode participar na residência artística “Temos nós, também, direito à preguiça?”, de Hugo Cruz, na Casa do Salgueiros, que acontece de 10 a 14 de setembro, das 19h às 22h.
O projeto incentiva à reflexão sobre a importância do ócio em contraste com a pressão por produtividade que enfrentamos. A participação é gratuita e limitada a 20 pessoas, mediante inscrição pelo e-mail [email protected]. A atividade termina com um evento aberto ao público no dia 15, às 17h.
Ainda em setembro, no dia 13, às 21h30, o Grupo Operário do Ruído, criado pela Sonoscopia em 2020, realiza um ensaio aberto na Associação de Moradores da Bouça, apresentando o trabalho desenvolvido ao longo do ano sob a direção musical de António Serginho (Retimbrar) e Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa).
No dia 14, às 11h, o grupo Visões Úteis e a Fonoteca Municipal do Porto promovem a primeira de três sessões especiais de Escuta Ativa, com figuras da freguesia de Campanhã. A sessão inicial será conduzida por José António Pinto, conhecido como Chalana.
No fim de semana seguinte, o Cultura em Expansão apresenta novidades. “Obras Portuenses da Década de 20”, uma criação da Sonoscopia, traz três composições de Fátima Fonte, Fernando Lapa e Rui Penha, interpretadas pelo maior carrilhão móvel do mundo, o Lvsitanvs (Ana Elias), e pelo carrilhão da Torre dos Clérigos (Abel Chaves).
A primeira apresentação será em frente à Torre dos Clérigos, no dia 21, às 18h, seguida por um “Cineconcerto” no Auditório do Grupo Musical de Miragaia, no dia 22, às 11h, combinando música ao vivo de Manuel João Vieira (Ena Pá 2000) com curtas-metragens italianas.
Neste mês de regresso, também será realizada a apresentação final do “Orillas Porteñas – Tablao Flamenco”, que, após passar por vários bairros do Porto, encerra o ciclo de espetáculos no dia 27, às 19h, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, com a participação de jovens artistas do projeto ZHA!, promovido pelo Visões Úteis.
Por fim, a coreógrafa Sara Anjo estará no bairro da Pasteleira, com uma caminhada performática no dia 28, às 17h. Mais detalhes sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser encontrados aqui.