PUB
Philips S9000

3 zonas de Praia recebem “Galardão de Ouro” no Porto

3 zonas de Praia recebem

A época balnear está prestes a começar oficialmente e, como tal, há que lembrar que o Porto é um bom destino de praia. O melhor de tudo é que não somos nós que o dizemos, mas sim a Quercus.

Em 2024, três zonas de praia no Porto foram reconhecidas com o prémio “Qualidade de Ouro”. São estas Gondarém, Foz e Homem do Leme, sendo que a última já tinha vencido o prémio no ano passado.

Este reconhecimento pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – indica que as zonas balneares da Foz, Gondarém e Homem do Leme – que incluem 8 praias – não apresentaram qualquer contaminação na última época balnear e mantiveram a classificação de qualidade “Excelente” durante cinco anos consecutivos, obtendo assim a classificação de “alta qualidade da água”.

Se dúvidas existissem, fica mais uma vez reforçado o estatuto do Porto enquanto destino balnear. Em todos os programas ecológicos relacionados com o mar, a Invicta também soma distinções.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como é que se classificam as praias?

Quanto à avaliação das praias, pode surgir uma dúvida: como classificá-las? De acordo com o município, a Águas e Energia do Porto (AEP) faz a monitorização em tempo real das redes de drenagem e a verificação diária das condições das infraestruturas das praias. 

Com a aproximação da época balnear, a AEP desempenha um papel crucial na gestão da frente marítima, reforçando o controlo de qualidade das águas balneares. Afinal de contas, é fulcral manter a segurança da população.

A somar a isso, a AEP também vai monitorizando a água num ponto de vista microbiológico. Tal acontece para que os banhos sejam desaconselhados, no caso de colocarem em risco a saúde pública. 

Comparando com o ano de 2023, escusado será dizer que o rescaldo foi bastante positivo para as praias do Porto. Antes, apenas existia uma zona de praia com o prémio “Qualidade de Ouro”, agora há três.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem