A cidade do Porto vai voltar a receber o festival de cinema Porto/Post/Doc. Este evento cultural acontecerá entre os dias 22 e 30 de novembro e parte para a sua 11ª edição.
De acordo com a organização, o grande enfoque desta edição será a obra da realizadora Salomé Jashi, oriunda da Geórgia. O festival vai passar por 3 pontos nevrálgicos da cidade: Batalha Centro de Cinema, Passos Manuel e Planetário do Porto (via Porto Canal).
“Atenta aos efeitos das alterações sociais, sorvendo um pouco a surrealidade do mundo em que vivemos, foi mapeando com o seu cinema a situação política da Geórgia. No âmbito da sua 11.ª edição, o Porto/Post/Doc dedica um foco à sua obra, integrando cinco curtas e três longas-metragens” – referiu a organização em comunicado.
Recorde-se que Jashi é conhecida por alguns filmes que fizeram sucesso. Entre estes, “The Dazzling Light of Sunset”, “Bakhmaro” e “Taming the Garden”.
Segundo a mesma fonte, o último filme mencionado fala sobre uma viagem de árvores com mais de 100 anos em “ferrys” pelo mar negro. No fundo, trata-se de uma espécie de exaltação do conflito entre o ser humano e a natureza.
Mais informações podem ser encontradas aqui.