
Não muito longe da cidade do Porto, fica a Galiza. Esta região espanhola fica a cerca de 2 horas da Invicta e tem inúmeros pontos de interesse para visitar. Recentemente, a VIVA deu-lhe a conhecer algumas das melhores cascatas na Galiza.
Desta vez, mostramos-lhe outros sítios turísticos muito visitados da região e que podem merecer a sua atenção.

1. Catedral de Santiago de Compostela
A Catedral de Santiago de Compostela é um dos sítios mais emblemáticos desta região. Desde o século IX, vários peregrinos seguem os “Caminhos de Santiago”, que têm como fim a chegada a esta catedral histórica.
Conforme explica a Xunta de Galicia, o bispo Teodomiro de Iria Flavia detetou um templo romano com o túmulo do Apóstolo Santiago, no século IX. Com base nessa descoberta, o rei Afonso II, conhecido como “o Casto”, ordenou a construção de uma pequena igreja ao redor dessa estrutura de origem pagã.
Com o crescimento das peregrinações e uma fase de maior estabilidade após os ataques árabes, surgiu a necessidade de um novo edifício. Assim, em 1075, durante o reinado de Afonso VI e sob a supervisão do arcebispo Diego de Peláez, teve início a construção de uma catedral românica.
Numa tradição que não se perdeu ao longo dos séculos, muitos peregrinos, à data de hoje, continuam a dirigir-se até à Catedral de Santiago de Compostela.

2. Muralha de Lugo
As Muralhas de Lugo também são um destino bastante popular, na região da Galiza. Segundo a Xunta de Galicia, “a muralha romana que rodeia a cidade de Lugo é a única no mundo que se conserva inteira. Por isso e pela sua misteriosa beleza é Património da Humanidade”.
Diz-nos a lenda que, em tempos antigos, uma muralha foi erguida não para proteger uma cidade, mas sim um bosque de grande importância, conhecido como “Bosque Sagrado de Augusto”.
Com o tempo, a floresta perdeu-se na história, mas a muralha permaneceu. Erguida há mais de 17 séculos seguindo os princípios arquitetónicos clássicos, a Muralha de Lugo estende-se por mais de 2 km e possui 10 entradas.
Caminhar sobre a sua estrutura, que em certos trechos atinge 7 metros de largura, e deter-se numa das suas 85 torres é “sentir de perto o poder da Roma Imperial” – explica a autarquia galega. Isto para além de oferecer uma vista privilegiada da cidade.

3. Torre de Hércules
Outro sítio muito conhecido na Galiza, mais concretamente na Corunha, é a Torre de Hércules. A título de curiosidade, os registos atuais indicam-nos que esta contém o farol mais antigo do mundo em funcionamento.
Estima-se que a Torre de Hércules tenha sido construída pelos romanos, entre os séculos I e II. “Do seu aspeto original conservamos ainda o seu interior revestido por uma cobertura arquitetónica realizada no final do século XVIII” – explica a Xunta de Galicia.
É um local emblemático desta região espanhola e o acesso à parte superior pode ser feito através de uma escada em caracol. Para além de visitar a torre, é possível visitar o museu que existe no interior da Torre de Hércules.