PUB
Galiza3

3 ruas famosas no Porto e o motivo de se chamarem assim

3 ruas famosas no Porto e o motivo de se chamarem assim

Possivelmente, todos os dias passa por ruas emblemáticas da cidade do Porto. Com a azáfama do dia a dia, a tendência é não questionarmos o motivo de se chamarem assim. Neste artigo, explicamos a origem da designação de algumas das principais ruas da Invicta.

1. Rua de Sá da Bandeira

A Rua de Sá da Bandeira é uma rua muito popular na cidade do Porto, à qual associamos o Teatro Sá da Bandeira, uma das salas principais para espetáculos na Invicta. Mas afinal, quem era Sá da Bandeira?

Consta que a rua é inspirada num homem chamado Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, nascido em Santarém a 26 de setembro de 1795. Este sempre se mostrou alinhado com a causa liberal e foi um grande opositor de D. Miguel.

Na altura do Cerco do Porto, terá sido um dos elementos principais. Isto porque tinha a responsabilidade de carregar sempre consigo a bandeira liberal. A partir daí, associaram-se os temas e ficou conhecido como o Sá da Bandeira, que deu origem ao nome da rua.

Recorde-se que este também teve um papel bastante ativo na educação da população, ao promover a abolição da escravatura e ao incentivar a educação.

2. Rua Escura

Outra rua muito conhecida na cidade do Porto é a Rua Escura. Mais uma vez, tudo indica que há uma história por detrás desta designação. Como relatam os nossos colegas do Porto Secreto, crê-se que as primeiras referências sobre esta rua remontam ao princípio do século XIV.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Supostamente, terá sido uma das primeiras ruas a ser construída fora da muralha que existia na zona, numa época medieval. O problema é que, pela disposição dos edifícios à volta, a penetração do sol tornava-se mais complicada.

A teoria mais popular é que, pela difícil obtenção de luminosidade, a rua passou a ser conhecida como a “Rua Escura”.   

3. Rua das Flores

A Rua das Flores é bastante conhecida, na cidade do Porto. No entanto, a questão que se coloca é: porque se chama assim? Desde já, importa referir que, historicamente, esta terá sido edificada pelo rei D. Manuel I.

Antes desta rua ter sido construída, consta que anteriormente existia um campo repleto de flores, que acabou por dar lugar a este arruamento. A designação terá sido dada entre os séculos XV e XVI. Na altura, diz-nos a história que esta terá sido construída com o fito de aliviar o trânsito da Rua da Bainharia (via ImoVirtual).

Foto (via Wikipedia)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer