PUB
Galiza

3 “rotas do Vinho” para descobrir a bordo dos comboios turísticos da Galiza

3

Com a chegada do calor, os dias ficam maiores, o que quer dizer que, por tendência, a predisposição para experimentar atividades é maior. Nesse sentido, se está à procura do passeio ideal, os “Comboios Turísticos” da Galiza podem ser uma opção.

Aqui, damos-lhe a conhecer alguns percursos que têm o vinho como grande destaque.

1. Rota dos Vinhos da Ribeira Sacra

Um dos percursos que a Xunta da Galiza destaca é o da “Rota dos Vinhos da Ribeira Sacra”. O trajeto arranca na estação ferroviária de Santiago de Compostela e termina na estação de Vigo.

O percurso leva-o até à região da Ribeira Sacra, onde terá a oportunidade de conhecer os vinhedos locais e degustar vinhos na famosa adega Regina Viarum, situada junto a um miradouro com vista panorâmica sobre o rio Sil. 

Depois de um almoço tranquilo, a aventura continua a bordo de um catamarã que navega pelas águas do rio, atravessando um cânion. Para encerrar o dia, poderá ainda visitar o histórico Mosteiro de São Pedro de Rocas, um dos mais antigos da região, esculpido diretamente na rocha.

2. Rota do Vinho O Ribeiro – Rías Baixas

Outra rota que também é recomendada é a da “Rota do Vinho O Ribeiro – Rías Baixas”. À semelhança do anterior, o ponto de partida é Santiago de Compostela e o ponto de chegada é Vigo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A primeira paragem será na adega Señorío de Rubiós, onde poderá provar os vinhos típicos da sub-região d’O Condado, integrada na Denominação de Origem Rías Baixas. A rota prossegue até à vila de Ribadavia, coração da região d’O Ribeiro, onde o espera o Museu do Vinho Galego, instalado na antiga reitoria de Santo André de Camporredondo. 

A seguir, a história leva-o ainda mais longe, até ao castro de San Cibrao de Las, um dos maiores povoados fortificados da Galiza, com mais de dois mil anos. Para encerrar o dia, visite a antiga estação de Santa Cruz de Arrabaldo, atualmente transformada em museu ferroviário.

3. Rota do Vinho de Monterrey

Importa ainda mencionar a “Rota do Vinho de Monterrey”, que novamente tem como ponto de partida a estação ferroviária de Santiago de Compostela e como ponto de chegada a estação de Vigo.

O percurso inicia-se com uma travessia por paisagens ainda pouco exploradas rumo a Laza. O trajeto leva-o depois ao território da Denominação de Origem Monterrei, onde poderá provar os vinhos da adega Gargalo e explorar a antiga acrópole que coroa o Castelo de Monterrei. 

Já durante a tarde, deixe-se envolver pelo charme medieval de Allariz e conheça o Ecoespaço do Rexo, local onde, além da natureza, se destaca a produção artesanal de queijos. Antes do final do dia, visite a vila de Xunqueira de Ambía e admire a beleza da sua igreja romana. 

A viagem encerra-se na antiga estação ferroviária de Baños de Molgas, hoje transformada num espaço multifuncional com museu, alojamento e restaurante.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2