
O evento “Simplesmente…Vinho” está de regresso à Alfândega do Porto, já neste fim de semana para a sua 13.ª edição. Para além do vinho, também há pelo menos mais duas coisas que se podem esperar do evento: gastronomia e arte.
Entre os dias 21 a 23 de fevereiro, de sexta-feira a domingo, os visitantes terão a oportunidade de conhecer não apenas produtores portugueses e espanhóis, mas também descobrir os vinhos característicos de Marco de Jerez, na Andaluzia, a região convidada deste ano.
Diretamente de Jerez, 14 vinicultores e adegas trarão consigo uma grande diversidade de estilos e histórias. Estas oferecem degustações de Fino y Manzanilla, Amontillado, Palo Cortado, Oloroso, Moscatel e PX.
Para além disso, é de esperar ainda a presença de uma nova geração de produtores que tem modernizado o cultivo da uva Palomino e da albariza. A organização destaca ainda a Dirk Niepoort e o Navazos Niepoort 2008, que começaram com uma “levedura portuguesa” (via Câmara do Porto).
A programação inclui uma centena de produtores portugueses e a presença de outros “vignerons” espanhóis. No sábado, um dos momentos mais esperados será a estreia das “provas especiais”, que combinam referências portuguesas e espanholas, como a relação entre os vinhos do Douro e do Porto no xisto e o Palomino e Jerez na albariza.
O evento também será palco do lançamento do “Quinta do Infantado Porto Tawny 50 Anos Luís Roseira” e de uma masterclass conduzida por Armando Guerra, intitulada “Jerez – Tradición y Revolución”.
Gastronomia
No campo gastronómico, o festival também reúne diferentes elementos atrativos. Entre os participantes estão a Forneria de São Pedro, comandada por Miguel Morais, e a padaria artesanal MiBa, de Inês Neves e Bruno Serra.
O Tua Madre, de Évora, traz a fusão de sabores italianos e ingredientes locais, enquanto o Luffa, de João Ribeiro, Francisca Passos e Rita Maria, aposta em interpretações contemporâneas da cozinha de conforto.
Já a Mafaldas, de Inês e Mafalda Pando, apresenta um conceito inovador no setor. Para os apreciadores de café, a Senzu Coffee Roasters será a responsável pelo café de especialidade, enquanto a Flow Wine Van disponibilizará uma seleção de vinhos autênticos de Jerez e de outros países europeus.
O tradicional jantar pop-up acontecerá na sexta-feira no restaurante Pata Gorda, onde João Magalhães e Alana Mostachio proporcionarão uma experiência gastronómica harmonizada com vinhos de Jerez. No entanto, as reservas para esta experiência já estão esgotadas. No mesmo dia, o chef Hugo Portela, do restaurante Cibû, servirá petiscos ao jantar, enquanto no sábado será a vez do chef Vítor Adão assumir a cozinha.
Além das experiências enogastronômicas, o evento oferece atividades para toda a família. O espaço Todos P’ra Mesa promoverá uma experiência sensorial com uvas, voltada especialmente para crianças e seus familiares.
Arte
A programação musical contará com atuações de Samurai Magazine, Population: 5 e uma apresentação surpresa. No campo artístico, a exposição contará ainda com a presença de Gorvell, spin-off e up da Skrei, além das obras de Karlown e da pintura de Maria Cristina Valente.