Até que os dias de calor acabem, já sabemos que a tendência é as pessoas procurarem sítios para se refrescar. No caso de querer variar um pouco das praias de mar, damos-lhe 3 exemplos de praias fluviais para conhecer no Norte.
1. Praia do Adaúfe
Começando pelo distrito de Braga, podemos dar um saltinho até à Praia do Adaúfe. Fica a cerca de 1h30 da cidade do Porto e, recentemente, mereceu destaque na rubrica “Água Doce”, no Jornal da Noite da SIC.
Tem uma ampla zona de relva e é perfeita para passar um dia completo na praia. Tanto pode dar mergulhos como apanhar uma das várias sombras para fazer um piquenique, quando a fome apertar.
Como refere a Câmara de Braga, “nesta praia existe uma rede de percursos pedonais, interligados e com acesso direto à água, bem como várias infraestruturas de apoio como casas de banho, bar, parque de merendas com mesas, posto de primeiros socorros e cadeira anfíbia flutuante e submersível para pessoas com necessidades especiais”.
Como imagens são sempre mais valiosas, o vídeo abaixo poderá dar-lhe uma referência visual do espaço.
2. Praia da Lenta
Mais uma vez no Norte, desta vez vamos até à Praia da Lenta, que fica em Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo). Se é daqueles que não gosta de ficar o dia todo na toalha, é uma boa opção, até porque o que não falta é espaço pedonal para explorar.
Outra opção interessante, no caso de por lá passar, é ter a bicicleta consigo, já que é propício a dar longos passeios. Quando se fartar dos mergulhos e dos passeios a pé ou bicicleta, pode sempre usufruir do café com vista-rio, que também é um grande atrativo da zona em questão.
Isto já para não falar no facto de ser um sítio, muito frequentemente, usado para fins de pesca desportiva.
3. Praia do Azibo
Para acabar em beleza este top 3, nada como mencionar a Praia do Azibo. Fica no distrito de Bragança e, todos os anos, concentra milhares de visitantes. Fora o foco principal (a água), tem ainda campos de voleibol e trilhos, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta.
No local, são ainda praticados desportos náuticos não motorizados, o que é mais um fator de interesse para o local em si. Mais uma vez, nada como ter um vislumbre de como é, realmente, esta zona.