PUB
Galiza

3 locais no Norte com nomes bizarros: por que razão se chamam assim?

3 locais no Norte com nomes bizarros: por que razão se chamam assim?

Em Portugal, há algumas localidades com nomes verdadeiramente insólitos e que podem ser interpretados de múltiplas maneiras. Neste artigo, damos-lhe a conhecer alguns sítios, no Norte do país, com nomes fora do comum e explicamos o porquê da designação.

1. Pega

Na cidade do Porto, mais concretamente em Campanhã, há uma zona conhecida por “Pega”. Como sabemos, este é um nome que também se pode associar à prostituição, no entanto há uma razão de ser para esta designação.

De acordo com a Visão, há algumas possibilidades que podemos considerar. Desde logo, acredita-se que “pega” pode ser uma adaptação da palavra “pelagus” que designa um ribeiro ou um riacho.

Há ainda quem coloque a possibilidade da expressão “Pega” ser oriunda de “Pego”, que pode ser vista como a tarefa de curtir o linho. Essa hipótese é defendida por Arlindo da Cunha, em “Os Tecidos na Toponímia”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

2. Porca

Subindo um pouco no mapa, vamos até Ponte de Lima, que fica no distrito de Viana do Castelo. Aqui, há um local chamado “Porca”. Numa entrevista dada ao Observador, citada pela Visão, uma habitante desta região deu a explicação para o nome que é mais popular na região.

“A minha avó contava-me que era uma mulher muito porca que aqui vivia, que não lavava a roupa ou que não se lavava ela. Já não era do tempo da minha avó sequer – e ela já morreu há 30 anos. A história que eu sei é essa”.

3. Anais

Mais uma vez em Ponte de Lima, também há uma região com um nome bastante fora do comum. Estamos a falar da localidade de Anais, que, aparentemente, tem motivos religiosos na origem da sua designação.

Segundo a mesma fonte de informação, o local foi batizado com este nome por causa da sua santa padroeira, que é a Santa Marinha de Anais. Consta inclusive que o primeiro registo desta terra deu-se no ano de 1290, durante o reinado de D. Dinis. Foi aqui que houve lugar a uma referência à localidade, então designada de Santa Maria de Asnães.

Fotografia: Guilherme Costa Oliveira
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3