Já se sabe que o Porto é uma cidade evoluída, no entanto, é possível que, volta e meia, ainda sinta aquela nostalgia dos tempos antigos. No caso de querer revisitar a Invicta de há algumas décadas, a RTP tem alguns documentários que o ajudam nesse sentido.
(Nota: alguns dos documentários em questão encontram-se disponíveis na RTP Play, a plataforma de streaming do canal público português)
1. O Porto Insurgente
“O Porto Insurgente” foi transmitido no ano de 2018 e faz referência a várias figuras da história da cidade, como Alexandre Herculano, entre muitas outras. Quem nos leva nesta “viagem” é Fernando Rosas, historiador e político português.
Durante os 30 minutos de documentário, passa por zonas emblemáticas da cidade como a Sé do Porto, a Faculdade de Arquitetura e não só.
Pode assistir ao documentário, através deste link.
2. A Cidade do Porto
Este “A Cidade do Porto” é bem mais curto e resulta de uma gravação de 1961. Já lá vão mais de 60 anos e permite-nos ter uma referência visual de como era a nossa Invicta há mais de 6 décadas.
O documentário em questão não tem som e dura perto de 16 minutos. Como se pode ler na sinopse do mesmo, este dá “destaque para o contraste entre a zona antiga e zona moderna da cidade”. Pode assistir ao documentário, através deste link.
3. Carquejeiras – As Escravas do Porto
Por fim, há também um documentário que fala sobre as famosas Carquejeiras da cidade Invicta. Recorde-se que estas tiveram um papel bastante relevante no desenvolvimento da cidade.
“Desde 1928 a 1951 existiram 210 metros na cidade do Porto onde o trabalho da “besta” foi substituído pelo ser humano. Quem via aquelas mulheres carregadas com 144 molhos de carqueja chamava-as de ouriços humanos” – confere na descrição do documentário.
Pode assistir ao documentário, através deste link.