Já não falta muito para a cidade Invicta receber um grande evento de arte. Entre os dias 15 e 17 de novembro, perto de 50 locais dedicados à arte contemporânea no Porto vão abrir as suas portas para um novo evento, o Circuitos’24.
De acordo com a Câmara do Porto, o evento em questão tem o fito de destacar as pessoas e os projetos que compõem o panorama artístico da cidade. Durante o fim de semana, a iniciativa visa aproximar o público da produção de arte contemporânea local, através de uma maior interação e reconhecimento da diversidade artística portuense.
No Circuitos’24, irão participar diferentes tipos de espaços culturais. Desde museus e instituições até galerias independentes geridas por artistas e galerias comerciais. Cada um desses locais fará parte de uma proposta de percurso diário.
Durante o evento, será possível assistir a “uma lista de eventos com diferentes propostas programáticas, entre inaugurações, concertos, performances, conversas e outras atividades”, como refere o município.
No dia 16 de novembro, por exemplo, às 17h, o auditório da Biblioteca Almeida Garrett será palco de uma mesa-redonda, onde diferentes figuras da produção e do pensamento artístico vão debater o tema “A cena de arte contemporânea no Porto hoje: quais as potencialidades e os desafios?”. Após o debate, haverá um concerto do músico Bonga, às 19h.
Durante o Circuitos’24, será também lançado o Mapa de Arte Contemporânea do Porto, uma plataforma digital que permitirá ao público aceder a informações sobre a localização e detalhes de diversos espaços de arte contemporânea da cidade.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.