PUB
Amanhecer

3 concertos grátis e “febris” que vai poder ouvir no Palácio de Cristal

3 concertos grátis e

No dia 24 de abril, os Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, voltam a ser palco de uma celebração especial. Com organização da Galeria Municipal do Porto, o evento “Abril Febril” propõe um fim de tarde gratuito repleto de música.

A partir das 18h30, a Concha Acústica acolhe três atuações distintas, que evocam o espírito revolucionário de Abril e projetam, através do som, o desejo “por uma vida mais plural e inclusiva”.

De acordo com a Câmara do Porto, o primeiro a subir ao palco é Claiana, nome artístico de Aguinaldo Conceição, artista que nasceu em Cabo Verde e que se tornou figura emblemática do underground portuense. 

Uma hora depois, às 19h30, entra em cena Nenny, um dos rostos mais promissores do hip hop nacional. Desde que lançou o tema “Sushi”, em 2019, e posteriormente o EP “AURA”, em 2020, a cantora e compositora tem vindo a conquistar espaço nos palcos e na crítica.

Desde então, já soma passagens por plataformas internacionais como o Tiny Desk, A Colors Show e NPR Music, assim como distinções nos Prémios Play, Globos de Ouro e MTV European Music Awards, onde foi nomeada para Best Portuguese Act em 2022.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A noite fecha com a atuação de Prétu, às 20h30. Este é o novo projeto de Xullaji (outrora conhecido como Chullage), artista lisboeta com ascendência cabo-verdiana, que se destacou pela sua intervenção política através do rap. 

Enquanto Prétu, define-se como “um afronauta numa viagem sónica e visual pelo seu cosmos sampladélico”, onde cabem sonoridades como eletrónica, dub, morna, batuku ou cola boi. Através da sua música, explora temas como a descolonização, o pan-africanismo, o afro-futurismo e o amor.

Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site oficial da Galeria Municipal do Porto.

Foto: (via CMP – crédito Artur Monteiro)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer