
Na Galiza, o que não falta são encantos naturais para apreciar. Recentemente, a VIVA falou-lhe de alguns dos pontos mais históricos da Galiza. Desta vez, serve este artigo para lhe dar a conhecer algumas cascatas galegas que merecem uma visita.
1. Fervenza de Toxos Outos (coordenadas: 42.811684, -8.819416)
A “Fervenza de Toxos Outos” fica localizada no município de Lousame, na freguesia de San Xusto de Toxos Outos. Para chegar a estas quedas de água, deve-se seguir pela estrada AC-543, que faz a ligação entre Santiago de Compostela e Noia. Após percorrer aproximadamente 41 km, alcança-se Toxos Outos, pertencente ao município de Lousame.
Neste lugar, encontra-se o Mosteiro de San Xusto, fundado em 1131, embora a igreja que se mantém até hoje date do século XVIII. Atrás do edifício, é possível avistar a primeira das duas cascatas originadas pelo rio San Xusto, além de dois antigos moinhos abandonados (via Xunta da Galiza).
Para chegar à segunda queda de água, basta caminhar alguns metros ao longo de um trilho junto ao rio. O caminho conduz até uma ponte de madeira, permitindo atravessar para um ponto mais próximo da cascata.


2. Fervenza dos Casariños (coordenadas: 42.343128, -8.360973)
Na zona da Galiza, também conseguimos encontrar a Fervenza dos Casariños. Fica mais concretamente no município de Fornelos de Montes, na freguesia de San Xosé da Laxe.
De forma a chegar a esta cascata, podemos partir de Ponte Caldelas pela estrada PO-255 em direção a Verducido e, a partir daí, seguir pela PO-9303 até A Eiroa. Também há sempre a possibilidade de sair de Fornelos de Montes pela mesma estrada PO-9303, que sobe até à Serra do Suído.
Independentemente do trajeto escolhido, o destino final será a Área Recreativa de A Eiroa, onde é necessário deixar o carro e continuar o percurso a pé. No local, há um painel informativo a indicar a rota a seguir, o que torna a caminhada bastante intuitiva.
Segundo a Xunta da Galiza, o primeiro trecho do percurso leva até ao topo do monte, onde há um banco de onde se pode contemplar a cascata ao longe. De seguida, inicia-se a descida até à base da primeira queda de água. Depois, o caminho continua por mais alguns metros, levando a uma subida que conduz até à segunda cascata.
O trajeto não apresenta grande dificuldade, mas é importante ter cuidado para evitar escorregões, especialmente durante períodos chuvosos.


3. Fervenza do Pozo da Ferida (Coordenadas: 43.617053, -7.531425)
Esta cascata fica localizada nos municípios galegos de Xove e Viveiro. Para lá chegar, a partir de Viveiro, deve-se seguir pela estrada LU-540 em direção à freguesia de Santo Estevo de Valcarría.
No local, já será encontrada sinalização a indicar o caminho para o Pozo da Ferida. Quando a estrada chega ao seu limite, é necessário estacionar o carro e continuar a pé por um trilho de terra batida.
Após uma caminhada de cerca de 600 metros, chega-se à cascata, situada no rio Xudreiro, um afluente do Landro. Com uma altura de 20 metros, a água cai e acaba por formar uma grande piscina natural, o que torna o local ainda mais apetecível.

