Na próxima segunda-feira, a partir das 16h00, a cidade do Porto volta a acolher o Campeonato Português de Pizza, que contará com a participação de 25 especialistas portugueses empenhados em arrecadar um prémio e em garantir o direito de representarem Portugal em provas internacionais.
O evento, na sua segunda edição, decorrerá no Jardim dos Clérigos, onde marcará também presença o “embaixador da Pizza Napolitana em Portugal”, o mestre pizzaiolo Antonio Mezzero. Segundo explicou o responsável, o grande objetivo da iniciativa é “promover a correta confeção da pizza e estimular a arte do pizzaiolo”, proporcionando ao público “uma tarde de animação apetitosa e divertida”. Além da confeção das pizzas ao vivo, o público poderá ainda apreciar um espetáculo de pizza acrobática, que juntará o tricampeão mundial da modalidade, Paolino Bucca, e o campeão mundial Leone Coppola.
A avaliação será feita por conhecidos chefes de cozinha como Augusto Gemelli (conhecido milanês radicado em Lisboa há duas décadas), Hélio Loureiro (responsável gastronómico da Seleção Portuguesa de Futebol), José Avillez (dono do Belcanto, em Lisboa, distinguido com duas estrelas Michelin), Marco Gomes (dono do Foz Velha, no Porto) e Pedro Lemos (dono do Pedro Lemos, no Porto, distinguido também com uma estrela Michelin). Os 25 participantes no campeonato vão concorrer em duas categorias: a das “pizzas mais saborosas” e a das “pizzas com melhor aparência”.