
Foi lançado esta semana, o concurso público para a requalificação da Praça Pedro Nunes e arruamentos adjacentes, junto à Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto. A empreitada tem um valor base de 2,55 milhões de euros e o prazo para apresentação de propostas decorre até 9 de junho.
A autarquia informa que o projeto inclui intervenções na própria praça, mas também nas ruas Ricardo Severo, Joaquim de Vasconcelos e no Largo do Priorado. Está prevista a substituição e reorganização dos pavimentos, criação de novos lugares de estacionamento, plantação de árvores, melhorias na acessibilidade pedonal, renovação do mobiliário urbano e atualização da rede de iluminação pública.


A Praça Pedro Nunes será redesenhada com base na sua forma circular, tendo como ponto central o edifício da escola. O novo desenho contempla zonas de estadia com bancos em granito, que reforçam o caráter de permanência e convivência do espaço.
Já o Largo do Priorado será também valorizado como área de permanência, com novos passeios, instalação de contentores de resíduos sólidos urbanos (RSU) subterrâneos e relocalização do busto de Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha e primeiro laureado com o Prémio Nobel da Paz, em 1901.
O prazo de execução da obra é de 540 dias. As candidaturas devem ser submetidas por via eletrónica na plataforma acinGov, onde estão disponíveis todos os documentos do procedimento.