PUB
CMPorto

21 grandes personalidades do Porto em destaque a partir de 6ª feira

21 grandes personalidades do Porto em destaque a partir de 6ª feira

A partir do dia 28 de março, sexta-feira, o Museu e as Bibliotecas do Porto dão início a um conjunto de conferências mensais que trarão à cidade um olhar aprofundado sobre figuras marcantes da sua história. 

O evento, inspirado no livro “21 Personalidades dos Séculos XX e XXI escolhem as 21 Personalidades Portuenses do Milénio”, reunirá especialistas de diferentes áreas para um diálogo sobre nomes que deixaram a sua marca na Invicta.

As sessões serão realizadas às sextas-feiras e contarão com a participação de historiadores, escritores e académicos que partilharão as suas perspetivas sobre personalidades que se destacaram em diversos campos. 

Entre os convidados confirmados estão Isabel Pires de Lima, Hélder Pacheco, Luís Valente de Oliveira, Alexandre Quintanilha e Álvaro Domingues. O ciclo de conferências tem como base a obra homónima, que será publicada em breve pela editora “Modo de Ler”.

O livro reúne testemunhos de várias personalidades, incluindo Artur Santos Silva, Luís Portela, Bernardo Pinto de Almeida, Laura Castro e Zulmiro de Carvalho, que elegeram as figuras mais emblemáticas da cidade ao longo dos séculos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Primeira sessão é no dia 28 de março às 18h

A primeira conferência está agendada para o dia 28 de março, na Casa do Infante, com início às 18 horas. O professor, escritor e historiador Hélder Pacheco será o responsável por apresentar a vida e o impacto de Júlio Dinis, médico e autor de uma obra literária que conquistou sucessivas gerações. A moderação ficará a cargo de Sérgio Almeida.

No dia 11 de abril, será a vez de Luís Valente de Oliveira abordar o legado de Uriel da Costa, filósofo do século XVII que desafiou dogmas religiosos e cuja influência ainda se faz sentir. 

Ao longo das conferências seguintes, serão exploradas as contribuições de figuras como Ricardo Jorge, pioneiro da saúde pública, e Alberto Carneiro, artista plástico cuja obra mantém um forte vínculo com a natureza.

A programação incluirá também debates sobre Júlio Resende, referência incontornável da arte contemporânea, Camilo Castelo Branco, autor de “Amor de Perdição”, e Helena Sá e Costa, cuja influência no panorama musical português continua a ser reconhecida.

Com entrada livre, estas conferências representam uma oportunidade única para conhecer melhor a história do Porto e as personalidades que moldaram a cidade. Para mais informações, pode clicar aqui.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão