A Travessa da Quinta Amarela e parte da Rua Nove de Julho foram recentemente renovadas como parte do programa Rua Direita, que tem como objetivo melhorar a qualidade das vias urbanas no município portuense.
De acordo com a Câmara do Porto, as obras, avaliadas em cerca de 519 mil euros, incluíram o redesenho da área, a instalação de novas infraestruturas subterrâneas para os sistemas elétricos e de telecomunicações
Para além disso, houve ainda lugar a um trabalho paisagístico com a plantação de árvores e a instalação de mobiliário urbano. Foi também criado um pequeno largo, que visa oferecer aos pedestres um espaço para descanso.
Ao longo de 2024, o programa Rua Direita já concluiu outras cinco intervenções significativas, incluindo a renovação da Rua de Marracuene e da Travessa de Marracuene, da Travessa do Freixo e de outras vias adjacentes, da Rua da Paz e da Rua de S. Paulo, da Rua Professor Abílio Cardoso e arredores, bem como da Rua do Monte da Luz e ruas próximas. No total, estas obras resultaram na reabilitação de 15 arruamentos.
Recorde-se que o programa municipal Rua Direita foi criado para revitalizar áreas do espaço público que não recebiam intervenções há vários anos.
As vias selecionadas para o projeto apresentam problemas semelhantes, como a ausência de um planeamento urbano adequado, estacionamentos desordenados e a carência de algumas infraestruturas essenciais, fatores que prejudicavam a circulação e o usufruto dos moradores e visitantes.