Com a entrada em funcionamento da extensão da Linha Amarela (D) do Metro em Vila Nova de Gaia, a população local passou a ter, desde o dia 28 de junho, um acesso mais facilitado a áreas como a Fundação Manuel Leão, o Hospital Santos Silva e Vila D’Este.
De forma a dar resposta a essa nova realidade, que proporciona uma ligação mais rápida e direta ao centro do Porto, a STCP decidiu ajustar os percursos de duas das suas linhas.
A partir de 9 de setembro, a Linha 905, que faz a ligação entre o Bolhão e o Monte da Virgem, passará a desviar em Santo Ovídio para Vilar do Paraíso. Por outro lado, a Linha 903, que atualmente opera entre a Boavista e Vilar do Paraíso, terá o seu percurso encurtado, terminando agora em Laborim.
Como explica a STCP, apesar destas alterações, o Monte da Virgem continuará a ser atendido pela STCP através da Linha 907, que opera tanto de dia quanto de noite, e pela Linha 10M, que faz parte da Rede da Madrugada, mantendo os seus percursos inalterados.
Com essas mudanças, a STCP procura adaptar-se às necessidades atuais dos seus passageiros, servindo de forma mais eficaz o território de Vila Nova de Gaia. As restantes linhas da STCP que operam em Vila Nova de Gaia não sofrerão alterações e continuarão a seguir os seus trajetos habituais.