
Na cidade do Porto, o que não falta são atividades culturais para diferentes gostos. Sendo assim, um bom plano para aproveitar os próximos dias chuvosos poderá ser assistir a uma exposição. Neste artigo, damos-lhe a conhecer duas exposições que homenageiam nomes muito conhecidos da arte mundial.
1. A biblioteca de Amy Winehouse
Amy Winehouse deixou uma marca indelével no mundo da música mundial e, na cidade do Porto, é possível visitar uma exposição da coleção pessoal de livros da artista. Esta fica na Livraria Lello, mais concretamente na Sala Gemma.
As visitas guiadas acontecem entre as 9h e as 19h. Aqui, conseguimos ter acesso à biblioteca pessoal de Amy Winehouse, com mais de 200 livros que lhe pertenciam. Importa referir que a entrada requer reserva.
Em alguns dos livros, é ainda possível ver algumas marcas da artista, como manchas de café, cera de vela e até marcas de água. Na coleção, podemos encontrar, por exemplo, livros biográficos de Jimi Hendrix, Boy George e Anthony Kiedis.
“Tinha imensos romances de Jackie Collins espalhados pela casa, mas escondia a sua coleção de Dostoiévski num armário” – recorda o irmão da artista, Alex Winehouse.
2. Dalí Cybernetics
Também no Porto, neste caso na Alfândega, há uma exposição em homenagem ao artista Salvador Dalí. Chama-se “Dalí Cybernetics” e está disponível de terça-feira a domingo, entre as 14h e as 17h.
Aqui, conseguimos conhecer a obra de Dalí de uma forma inovadora. Trata-se de uma experiência imersiva, onde conseguimos encontrar projeções a 360º e até mesmo experiências de Realidade Virtual (RV).
Há ainda instalações interativas, hologramas e muito mais sobre a obra do artista catalão. Mais informações sobre bilhetes podem ser encontradas aqui.