Já não falta muito para que haja uma nova Capital Europeia do Voluntariado. No ano de 2026, a cidade distinguida foi a Maia, pelo compromisso manifestado com os setores da inclusão social e voluntariado.
De acordo com o município, em nota à imprensa, o anúncio foi feito na sexta-feira, 29 de novembro, em Itália (Trento), e dá conta desta distinção prestes a chegar a solo maiato.
As ações desenvolvidas na Maia foram elogiadas por se alinharem com o plano estratégico europeu para o voluntariado, conhecido como Blueprint for Volunteering 2030. Entre as iniciativas destacadas estão programas de formação, eventos que unem setores públicos e privados e estratégias digitais inovadoras para sensibilizar a população através das redes sociais.
Para além disso, houve lugar ainda à apresentação de um vídeo, que serviu o papel de ilustrar a dedicação e o espírito solidário da população local. Apesar da Maia ter saltado à vista do júri, também foram valorizados os esforços de outras cidades, como Ballina, na Irlanda, e Rzeszów, na Polónia, que têm contribuído para a mesma causa.
Também Guimarães vai ser “Capital Europeia” em 2026
Recorde-se que, tal como a VIVA noticiou, também a cidade “berço” vai ser Capital Verde Europeia, no ano de 2026. Recorde-se que é a segunda cidade portuguesa a conseguir tal proeza, depois de Lisboa em 2020.
Os grandes “adversários” de Guimarães na luta pelo prémio foram Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). Graças a esta nomeação, a cidade recebe ainda um apoio de 600.000 euros para a área em questão.