
Já não falta muito para a cidade do Porto receber mais um fim de semana de “Cultura em Expansão”. Desta vez, o programa acontece nos dias 11 e 12 de outubro, sexta-feira e sábado, com enfoque especial na música.
De acordo com a Câmara do Porto, o primeiro momento é já na sexta-feira, na Galeria da Biodiversidade. O momento em questão, que arranca pelas 21h30, marca o regresso da cantora Fátima Miranda a solo português.
Recorde-se que a artista espanhola é conhecida pela sua vertente do experimentalismo vocal, sendo uma grande “investigadora” das culturas tradicionais na música. Como refere a mesma fonte, esta faz uma espécie de “mix” entre técnicas de voz orientais e ocidentais, fazendo-se ouvir como se de um instrumento de sopro e percussão se tratasse.
Ao todo, são mais de quatro oitavas que a cantora é capaz de exibir, sendo que, cada espetáculo da mesma, é uma fusão entre canto, poesia, improvisação e alguma dose de teatralidade.
O espetáculo chama-se “Living Room Room”, é desenvolvido pela própria desde 2016 e a entrada é gratuita. Ainda assim, importa referir que terá de adquirir bilhete no local, a partir de uma hora antes do concerto.
Rosa Meireles vai dar espetáculo no sábado
No sábado, dia 12, às 11h, realiza-se mais uma atividade de Escuta Ativa, organizada pelo Visões Úteis em parceria com a Fonoteca Municipal do Porto, integrada no projeto TOQUE.
O evento terá lugar na Adega Típica A Viela, onde os presentes poderão ouvir a seleção musical feita por Rosa Meireles, responsável pelo espaço e anfitriã da sessão. Rosa, que além de cozinheira é também comunista, fadista e narradora, já foi distinguida pela Câmara do Porto com a Medalha de Grande Mérito de Ouro.
A Adega tem sido palco para diversas personalidades da política nacional. Desta vez, Rosa apresentará um disco escolhido da coleção da Fonoteca Municipal e, juntamente com a música, irá partilhar relatos e experiências da sua vida pessoal e profissional, nas quais a música desempenha um papel de enorme relevância. A entrada, mais uma vez, é gratuita.