Já não falta muito para chegar a 7ª edição do “Sons no Património”, que visa promover concertos pela Área Metropolitana do Porto. A edição que se avizinha acontece entre os dias 27 de setembro e 16 de novembro.
Em 2024, artistas como Lena D’Água, Benjamim, Silly, Bandua, Bateu Matou, Luís Peixoto e JP Simões vão dar (literalmente) música pelos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.
O programa da 7ª edição já se encontra oficialmente definido e pode ser consultado aqui. A proposta passará por 17 monumentos e espaços históricos, como castelos, museus, sítios arqueológicos, parques, igrejas, mosteiros, fundações, centros de documentação, entre outros.
Os locais mencionados vão acolher projetos musicais distintos, além de outras atividades abertas ao público, com o intuito de celebrar a arquitetura, as artes, os ofícios e a memória das comunidades e antepassados.
Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Área Metropolitana do Porto, destaca que este ciclo de concertos “não apenas tem vindo a propor a música como forma de aproximação das pessoas a museus, monumentos e outros lugares patrimoniais, como tem também vindo a aproximar municípios, técnicos, agentes culturais e outros parceiros em torno de um projeto comum”
O próprio acrescenta ainda que o evento promove “encontros, muitas vezes improváveis, com alguns dos melhores talentos da música feita em Portugal e os lugares da identidade de cada comunidade”.
A abertura oficial acontece a 27 de setembro, às 21h30, no Castelo de Santa Maria da Feira, com um concerto de Bandua, uma dupla que combina os sons da cultura beirã com uma sonoridade eletrónica e melancólica.
No dia 28 de setembro, o sítio arqueológico da Cividade de Terroso, na Póvoa de Varzim, será o palco de Velho Homem + Homem em Catarse, numa tarde dupla de folk/rock e eletrónica.
O fim de semana encerra a 29 de setembro no Museu Quinta de Santiago, em Matosinhos, onde está prevista uma visita ao museu e à Cascata Leceira, das 15h00 às 16h00, seguida de um concerto dos Reino da Fruta.
Durante os meses de outubro e novembro, a programação continuará com opções para todos os gostos e idades. Club Makumba iniciará o segundo mês do evento, seguido do fadista João Caetano; Lena d’Água e Benjamim dividirão o palco, assim como a cantora Silly, e o blues de Duques do Precariado.
A festa contará também com JP Simões e a música de Bateu Matou, além de Capital da Bulgária (projeto da cantora e compositora Sofia Reis), PZ, Tiago Sousa, Chica, Phole e Bia Maria, que encerrarão o evento.
A entrada para os concertos é sempre gratuita.