
O concelho de Vila Nova de Gaia volta a destacar-se no panorama nacional ao reunir o maior número de praias reconhecidas com o selo «Qualidade de Ouro», atribuído anualmente pela associação ambientalista Quercus.
Tal como refere a Câmara de Gaia, no seu portal de notícias oficial, são 16 as zonas balneares gaienses que merecem esta distinção, graças à elevada qualidade das suas águas.
Entre as praias distinguidas, estão: Aguda, Canide (Norte e Sul), Dunas Mar, Francelos, Francemar, Lavadores, Madalena (Norte e Sul), Mar e Sol, Marbelo, Miramar, São Félix da Marinha, Sãozinha, Senhor da Pedra e Valadares Sul. Cada uma destas praias poderá hastear a bandeira da Quercus na temporada balnear que se aproxima.
Este reconhecimento baseia-se exclusivamente na avaliação da qualidade da água, utilizando dados oficiais provenientes das análises efetuadas por laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.
Para alcançar o selo, é necessário que a água tenha sido classificada como “excelente” nas últimas cinco épocas balneares, e que, na mais recente, todos os testes bacteriológicos apresentem resultados positivos.
Em 2025, a Quercus atribuiu o galardão a 425 praias em todo o país, superando ligeiramente os 420 registos do ano anterior. A maioria das praias reconhecidas situa-se no litoral (363), seguindo-se as praias fluviais (48) e as de transição entre água doce e salgada (14).
As regiões do Tejo/Oeste e do Algarve lideram em número de distinções, enquanto a zona Norte registou uma quebra, apesar de ainda contar com 68 praias galardoadas.
A lista completa das praias com “Qualidade de Ouro” pode ser consultada aqui.