
“Para além da saúde oral, esta iniciativa pretende apostar num acompanhamento psicossocial personalizado, realizado por técnicos especializados, que irá permitir uma monitorização das mudanças sociais ocorridas ao longo do plano de tratamento”, explicou a coordenadora da iniciativa, Ana Simões.
O apoio psicossocial também será desenvolvido através da “realização de sessões de capacitação/formação em várias áreas como a Saúde e a Empregabilidade”, por exemplo.
Refira-se que o CASO conta com o apoio financeiro do programa Portugal Inovação Social e dos municípios de Braga, Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, sendo que a primeira das autarquias, para além de investidor social, “também procede ao encaminhamento de processos, avaliados pelo seu Gabinete de Ação Social”.
No distrito do Porto, o apoio é prestado no Centro de Apoio à Saúde Oral, nas instalações do Hospital Conde Ferreira, que vai ter, “no primeiro trimestre de 2018, obras de reabilitação e de expansão e onde será instalada uma nova cadeira médico dentária”.
Em Braga, o atendimento é nas antigas urgências do Hospital São Marcos.