PUB
CIN - Branco Perfeito

112 burlas contra idosos nos primeiros seis meses do ano

112 burlas contra idosos nos primeiros seis meses do ano
A Operação Idosos em Segurança, que decorrerá ao longo do mês de outubro, visa apelar à denúncia do crime e alertar para as questões da violência e dos maus tratos físicos e psicológicos aos mais velhos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No primeiro semestre de 2015, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 112 burlas contra idosos, menos 13 face ao mesmo período de 2014. O tema estará em destaque na Operação Idosos em Segurança, que arranca esta quinta-feira, Dia Internacional do Idoso. Alertar os mais velhos para este crime, apelando à sua denúncia, é o objetivo da iniciativa.
“Alguns idosos, por vergonha, devido ao tipo de burla que são alvo, acabam por não fazer a denúncia e, por isso, consideramos que os dados podem não ser reais”, sublinhou o major Paulo Poiares. No ano passado, a GNR investigou 243 burlas contra idosos, a maioria delas nos distritos de Faro, Porto, Aveiro, Setúbal, Porto, Braga e Santarém. Os principais suspeitos são homens em idade ativa e de nacionalidade portuguesa, que se apresentam “sempre com boa aparência e com uma conversa extremamente convincente e cativante”.
A Operação Idosos em Segurança, que decorrerá durante o mês de outubro, também vai alertar para as questões de violência e dos maus tratos físicos e psicológicos. Durante a iniciativa, militares dos Núcleos Idosos em Segurança vão realizar várias ações de sensibilização sobre burlas, furto e violência doméstica e ainda distribuir folhetos informativos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem