PUB
CIN Woodtec

11 novas estações de MetroBus que poderão nascer desde Matosinhos

11 novas estações de MetroBus que poderão nascer desde Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou esta quarta-feira, 24 de julho, a aprovação do estudo prévio para a construção do metrobus, que ligará o mercado municipal de Matosinhos à estação dos Verdes, na Maia.

Este novo meio de transporte, com um percurso total de 10 quilómetros e 11 estações, deverá demorar cerca de 25 minutos a ser percorrido.

O projeto prevê que o metrobus funcione com uma frequência de 15 minutos nas horas de ponta, cada veículo tendo capacidade para transportar até 160 passageiros.

De acordo com o Porto Canal, o percurso começa no mercado municipal de Matosinhos e inclui paragens em locais estratégicos como Senhor de Matosinhos, Exponor, Rua Veloso Salgado, MarShopping, Jomar, OPO City, Avenida Mário Brito, Aeroporto e Botica, finalizando na estação dos Verdes, na Maia. Sete destas 11 estações oferecerão conexões com a rede de metro ou autocarro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em reunião pública, o executivo municipal aprovou a cedência dos terrenos necessários para a construção da linha do metrobus. Os proprietários das parcelas envolvidas manifestaram apoio ao projeto e concordaram em doar as áreas necessárias mediante a assinatura de contratos de promessa de doação.

Com um investimento total de 22 milhões de euros, financiado integralmente pelo Fundo para uma Transição Justa, este projeto abrange tanto Matosinhos como a Maia, visando melhorar a mobilidade urbana sustentável e promover uma maior integração com a rede do Metro do Porto. A autarquia destacou que este é um passo importante rumo a uma infraestrutura de transporte mais sustentável e eficiente.

O concurso para a empreitada deverá ser lançado ainda antes do final do ano. Este novo sistema de metrobus surge na sequência da desativação da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, oferecendo uma solução moderna e eficiente para as necessidades de deslocação entre os dois municípios.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2