
A quarta edição do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS) começou com grande participação, atraindo várias pessoas para os primeiros concertos. Até ao dia 9 de novembro, o evento continuará a dar música às igrejas e capelas da cidade, com apresentações musicais que valorizam o património organístico local.
De acordo com a Câmara do Porto, o festival, de entrada gratuita, apresenta tanto artistas nacionais como internacionais, incluindo músicos da Áustria, Itália e Reino Unido.
Neste fim de semana, o FIOMS volta a oferecer uma programação diversificada, na cidade Invicta. Na sexta-feira, dia 25 de outubro, haverá lugar a três concertos que ocorrerão em diferentes espaços religiosos da cidade.
Para começar, Daniel Sousa vai atuar na Capela das Almas às 15h, seguido por António Pedrosa na Igreja de Santo Ildefonso às 16h. À noite, a organista Sophie Magnanini tocará na Igreja da Senhora da Conceição, às 21h30.
No sábado, Wayne Marshall será o destaque na Igreja de São Martinho de Cedofeita, onde atuará às 18h. Já no domingo, a Igreja dos Clérigos recebe, às 16h, um concerto a quatro mãos com Rui Soares e Nicilò Sari, uma das atuações mais esperadas do festival.
A programação do FIOMS continua com uma vasta série de concertos ao longo das semanas seguintes. No dia 30 de outubro, às 21h30, o Mosteiro de São Bento da Vitória será palco de um Concerto de Música Antiga, interpretado pelo Ensemble Bonne Corde.
No dia 31, às 16h30, Samuel Monteiro apresenta-se na Igreja dos Carmelitas. O mês de novembro começa com um concerto de órgão de Juan de la Rubia na Igreja dos Grilos, às 16h de 2 de novembro. No mesmo dia, às 21h30, a Igreja de São João Novo acolherá um Concerto Sinfónico da Orquestra Sinfónica da ESMAE.
Segundo a mesma fonte, outro ponto alto será no dia 3 de novembro, às 16h, na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, com a apresentação do Requiem de Verdi, interpretado por solistas como Raquel Paulo (soprano) e Cátia Moreso (meio-soprano), além de várias formações corais e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira.
O encerramento do festival ocorrerá no dia 9 de novembro, às 21h30, na Igreja da Lapa, com um concerto final a cargo do organista norte-americano Cameron Carpenter.
No total, o FIOMS reúne 38 concertos espalhados por 33 igrejas em 11 municípios da região do Grande Porto e Norte, contando com a participação de mais de 400 artistas, incluindo organistas, coros e orquestras, que juntos celebram a riqueza da música sacra e do órgão.