Este sábado, dia 28, às 17h, é inaugurada na Galeria da Casa da Arquitectura a exposição “Remade X – Não cobiçar as coisas alheias”, edição comemorativa do 10.º aniversário do projeto Remade in Portugal.
Com direção do arquiteto Roberto Cremascoli, o Remade in Portugal é um projeto cultural “concebido como um desafio ao design e às artes plásticas para refletirem sobre as questões ambientais, alargando o seu campo de ação à arquitetura, às artes visuais, música, literatura e cinema. O conceito visa promover a concepção de produtos de grande qualidade estética e funcional, incorporando no seu fabrico mais de 50% de resíduos”, refere nota enviada às redações.
O ano de 2017 assinalou uma década do projeto Remade in Portugal que apresentou cerca de 120 peças de design, realizadas por mais de 50 criadores e 60 empresas, e a participação de 40 artistas plásticos e visuais.
“Remade X – Não cobiçar as coisas alheias” quer ser “um momento retrospetivo e de reflexão sobre a primeira década do projeto, com uma seleção não só de peças mas também de todo o material informativo a nível de imprensa, audiovisual, fotografia, para contar a história daquele que foi o primeiro projeto de design ecológico em Portugal, convidando todas as entidades institucionais, públicas e privadas, que contribuíram para o seu crescimento”, pode ler-se na nota.
As peças expostas são da autoria de Adalberto Dias, Alda Tomás, Álvaro Siza, Ama Design, Ana Pina, Ana Salazar, Ângela Garcia, Carvalho Araújo, Correia Ragazzi, Eduardo Souto de Moura, Francisco Providência, Galula Studio ou João Mendes Ribeiro.
Refira-se que esta exposição é coorganizada pela Casa da Arquitectura e a organização Remade in Portugal tem como mecenas a Fundação EDP e conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A coordenação do projeto está a cargo de José Manuel dos Santos (diretor cultural da Fundação EDP), Roberto Cremascoli (diretor artístico do Remade in Portugal) e, nesta edição, em colaboração com Nuno Sampaio (diretor executivo da Casa da Arquitectura).
A Casa da Arquitectura será também anfitriã da conversa “Tudo é desenho”, que acontece no dia 11 de maio, às 21h30, com Maria Gambina (estilista), Correia Ragazzi (arquitetos), Paulo Patrício (designer e ilustrador) e Francisco Providência (designer), com a moderação de Roberto Cremascoli.