PUB
CMPorto

10 ME para descontaminar minas de São Pedro da Cova

10 ME para descontaminar minas de São Pedro da Cova
O Ministério do Ambiente vai disponibilizar 10 milhões de euros para descontaminar os solos em São Pedro da Cova, Gondomar, e remover as mais de 100 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados nas minas locais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em comunicado, o ministério do Ambiente explica ter conseguido a verba “através do Fundo Ambiental, garantindo assim a continuidade dos trabalhos” para a remoção de 105.600 toneladas de resíduos perigosos.
O caso remonta a 2001/2002, quando toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, foram depositadas nas antigas minas de São Pedro da Cova.
Ao longo dos anos foi avançado que existiriam 88.000 toneladas de resíduos, mas o caderno de encargos do concurso público feito com vista à primeira remoção, que decorreu entre outubro de 2014 e maio de 2015, aludia a 105.600 toneladas.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) confirmou a existência de mais resíduos, pelo que se teria de avançar com uma “segunda fase de remoção”. O apuramento exato deverá estar concluído até final do primeiro trimestre deste ano.
De recordar que, em fevereiro, o Ministério Público acusou seis arguidos da prática de um crime doloso de poluição com perigo comum, relacionado com a deposição de resíduos perigosos em São Pedro da Cova, Gondomar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil